Como já vem sendo hábito, a d’Orfeu Associação Cultural organiza mais um Festim (Festival Intermunicipal de Músicas do Mundo) brindando-nos outra vez com um cartaz variado que traz até nós um pouco de cada canto do mundo, "do Índico ao Mediterrâneo, do Cáucaso ao Chifre de África, dos Balcãs à América Latina, imaginários sonoros de puro fascínio."
E aqui o "nós" aplica-se apesar de relativo. Não sendo em Viseu, também não serão 30 ou 40 minutos que inviabilizarão um salto a Águeda, Sever do Vouga, Ovar ou Estarreja para assistir a grandes espectáculos que embaraçam muitas cidades médias que por aí e por aqui se tentam afirmar com as funiculadas do costume... E iniciativas como estas, merecem toda a adesão por remarem contra a maré desertificante dos pequenos aglomerados, optando pela diversidade em vez da perpetuação abjecta e acrítica da tradição folclórica do associativismo que não reinventa nem cria, apenas reproduz o que de mais pobre existe na tradição popular. Ou seja, aqui tão perto e ao mesmo tempo tão longe, a anos luz das noções de cultura que pairam em grande parte das instituições locais.
Este ano os convidados são: Terem Quartet, Rare Folk, Renato borghetti, Kilema, Mahala Raï Banda, Minyeshu e Serenata Guayanesa. O festim decorrerá entre 2 de Junho e 17 de Julho, podendo-se encontrar toda a programação aqui.
Já no fim de semana de 16 e 17 de Julho, decorrerá mais uma edição do "Povo que Lavas no Rio", o "imponente espectáculo inter-associativo que Águeda constrói, a cada ano, sobre as águas do seu rio" e que "evidencia o carácter inspirador que o rio provoca na criação artística local, ao fazer revisitar ou mesmo estimular um repertório musical e poético dedicado ao Rio Águeda. Uma estética musical cruzada e actualizada, leve tendência pop para o infindável alfarrábio de canções ribeirinhas de todos os tempos. Neste espectáculo, o poema de Homem de Mello regressa à sua origem primeira: o Rio Águeda."
Enviar um comentário
Não serão aceites comentários em linguagem beirã*! Para isso visite www.fernandoruas2009.pt! (*insultuosa, mentecapta)