Viseu Esquerda

Festival de Curtas Online sediado em Viseu

terça-feira, junho 08, 2010

Ora aqui está uma coisa digna de registo. Bem divulgado e bem poderia ser um alicerce alternativo no marasmo muitas vezes folclórico da cultura em Viseu. Tem por nome Vistacurta mas poderá tão ampla quanto o seu sucesso.

Um festival de curtas-metragens aberto mesmo a filmes de baixa-resolução, haja inspiração, organizado pelo Cine Clube Viseu em parceria com o Sapo. E apesar da plataforma virtual, os trabalhos serão exibidos em Julho na Praça D. Duarte.

"...Festival de Curtas de Viseu (que) parte do conjunto de potencialidades virtuais, levando a transferir o conceito da sala convencional de cinema para a Internet, aumentando as possibilidades de visionamento e reflexão crítica das obras, sem fronteiras físicas ou linguísticas."
Read On 0 comentários

E o "Festim" aqui tão perto! (...e tão longe!)

segunda-feira, junho 07, 2010

Como já vem sendo hábito, a d’Orfeu Associação Cultural organiza mais um Festim (Festival Intermunicipal de Músicas do Mundo) brindando-nos outra vez com um cartaz variado que traz até nós um pouco de cada canto do mundo, "do Índico ao Mediterrâneo, do Cáucaso ao Chifre de África, dos Balcãs à América Latina, imaginários sonoros de puro fascínio."

E aqui o "nós" aplica-se apesar de relativo. Não sendo em Viseu, também não serão 30 ou 40 minutos que inviabilizarão um salto a Águeda, Sever do Vouga, Ovar ou Estarreja para assistir a grandes espectáculos que embaraçam muitas cidades médias que por aí e por aqui se tentam afirmar com as funiculadas do costume... E iniciativas como estas, merecem toda a adesão por remarem contra a maré desertificante dos pequenos aglomerados, optando pela diversidade em vez da perpetuação abjecta e acrítica da tradição folclórica do associativismo que não reinventa nem cria, apenas reproduz o que de mais pobre existe na tradição popular. Ou seja, aqui tão perto e ao mesmo tempo tão longe, a anos luz das noções de cultura que pairam em grande parte das instituições locais.

Este ano os convidados são: Terem Quartet, Rare Folk, Renato borghetti, Kilema, Mahala Raï Banda, Minyeshu e Serenata Guayanesa. O festim decorrerá entre 2 de Junho e 17 de Julho, podendo-se encontrar toda a programação aqui.

Já no fim de semana de 16 e 17 de Julho, decorrerá mais uma edição do "Povo que Lavas no Rio", o "imponente espectáculo inter-associativo que Águeda constrói, a cada ano, sobre as águas do seu rio" e que "evidencia o carácter inspirador que o rio provoca na criação artística local, ao fazer revisitar ou mesmo estimular um repertório musical e poético dedicado ao Rio Águeda. Uma estética musical cruzada e actualizada, leve tendência pop para o infindável alfarrábio de canções ribeirinhas de todos os tempos. Neste espectáculo, o poema de Homem de Mello regressa à sua origem primeira: o Rio Águeda."
Read On 0 comentários

Até que Deus é destruído pelo extremo exercício da beleza

segunda-feira, junho 07, 2010

É a partir deste verso isolado da última obra conhecida de Herberto Hélder, um dos mais enigmáticos escritores portugueses vivos, intitulada "A Faca não Corta o Fogo", que a coreógrafa Vera Mantero parte para a reflexão "sobre o colectivo como resposta à criação, sobre a comunicação entre performers e público, mas também sobre a dança enquanto movimento poético, sugestivo e filosófico."

O mote está dado: «Até que Deus é destruído pelo extremo exercício da beleza». A ver dia 12 de Junho no Teatro Viriato.
Read On 0 comentários

Blogues

Marcadores

O Melhor da Informação em pt

Stay Rude, Stay Rebel

Stay Rude, Stay Rebel
Stay rude against facist regimes, Stay rebel against politicians dreams, Stay rude and fight back injustice, Stay rebel against racial prejudice, Stay rude and stay cool, Stay rebel be nobodys fool, Stay rude against any command, Stay rebel take your life in your hand, Sharpskins remember their roots, Think with their brains not with their boots...

Author

E porque a democracia não se esgota na política e a cidadania no voto, este espaço está aberto a tod@s @s que queiram contribuir! Seja um texto ou uma imagem, um vídeo ou uma música, um poema ou um disparate!

Podem enviar para:Viseuesquerda@gmail.com


Text Widget

Text Widget

Com tecnologia do Blogger.

Seguidores