Viseu Esquerda

Ridículo: Grupo Lena Privatiza Alfabeto!? Lápis Azul do séc. XXI!

sexta-feira, maio 14, 2010
Cuidado com a utilização da letra “I”. Parece que esta foi privatizada pelo Grupo Lena e Sojormédia e só poderá ser escrita individualmente após autorização dos mesmos! Não bastava a exclusividade sobre o merchandising alusivo à visita de Ratzinger... Não. Esta corja ao serviço do Vaticano quer também privatizar o ALFABETO!

A história é simples: no dia 10 de Maio, o grupo feminista da UMAR decidiu distribuir um panfleto informativo durante a visita do Papa a Portugal em que parodiava sem qualquer ofensa assuntos que estão na agenda do movimento, como por exemplo “Mulheres vão ser Padres” e “Fim das propinas anunciado para 2011” figuravam na capa da publicação intitulada de “I Diário”.

A 11 de Maio receberam dos advogados da “SOJORMÉDIA CAPITAL SA” a seguinte e insidiosa notificação:

«V.Exas conceberam e distribuem um jornal intitulado “i diário”. Jornal que toma várias posições contrarias à igreja católica em geral e de Sua Santidade o Papa Bento XVI.» e acrescentando que «porque a conduta de V.Exas é passível, entre outras, de queixa-crime e afim de evitar mais danos quer ao jornal “i” quer a V.exas, vimos solicitar que cessem de imediato a ilicitude, designadamente procedendo à recolha de todo e qualquer jornal, além da divulgação pública de que o jornal diário “i” é totalmente alheio à vossa publicação.»

A 12 de Maio a UMAR enviou um comunicado aos media a informar que a associação entre a publicação e o jornal era puramente fantasiosa: “não tem qualquer associação com o “Jornal i”, nomeadamente, em termos de título, tamanho, cor, grafismo, qualidade do papel, número de páginas e locais de distribuição”.

A 13 de Maio apareceu a nova polícia política que tem como siglas A.S.A.E. (sem “I”) nas instalações da UMAR e APREENDEU todos os exemplares existentes, invocando uma queixa por contrafacção, imitação e uso ilegal de marca!!!!!!

Foi em Maio, mas poderia ter sido a 24 de Abril de um ano que todos sabemos...

“I” se deixassem de usar os media como mero veículo de propaganda? “I” se parassem com a obscena apropriação do jornalismo por estes construtores civis? “I” se o jornal “I” fosse processado pelo estado que inaugurou o I-GOV? “I” se agora houver um grupo económico que se lembre de patentear o alfabeto em seu nome? “I” se alguém aparecesse a reclamar a propriedade dos algarismos?

“I” se fossem era para um sítio que eu cá sei, ter com um senhor que vossas excelências tanto adulam para que este vos diga: “Tomai e Comei, este é o meu corpo, esta é a minha peça com “I”...

“I”, um jornal light para quem como as crianças, prefere ver as imagens a ler conteúdos! Como as crianças não, come o PAPA!

Entretanto, "a associação está já a alterar o título do documento para “ideário” (trocadilho subentendido no anterior título), a fim de disseminar, massivamente, o documento e as suas mensagens."
Read On 3 comentários

Bispo de Viseu: A inconveniência que convém!

quarta-feira, maio 12, 2010


O Bispo de Viseu achou inconveniente a utilização da imagem de Ratzinger para promover a festa que se realizou ontem no “Factor C”. A inconveniência de que nos fala D. Ilídio Leandro é compreensível. Ainda ontem Ratzinger fez um apelo aos artistas: “Fazei coisas belas”. Bem, de facto não vejo qualquer beleza num poster que apresente as costas do Papa. Mas o incómodo do Bispo de Viseu tem outra natureza.

É que a Igreja vendeu os “direitos exclusivos da distribuição de produtos com a imagem do Papa Bento XVI na visita a Portugal” ao grupo Sojormedia, e não é certo que o grupo Noite Biba tenha pago as “royalties” aos detentores do Jornal “I” e do “nosso” Jornal do Centro...

A pirataria é coisa ruim. Resta saber quem são os piratas...

E nem disfarçam a coisa, usando e abusando dos media que detêm para publicitar os seus produtos oficiais “made in China”. Basta abrir o semanário viseense para escarrapacharmos logo com uma página inteira alusiva ao merchandising. Basta visitar o ionline para que o amarelo papal ofusque a vista. Basta anotar que foram 4 Bispos os primeiros directores convidados para as edições dos jornais regionais do grupo em 2010. Basta reparar que no Conselho Geral do Grupo Lena se senta o agiota ex-opus dei Teixeira Pinto. Basta lembrar o destino dado ao inconveniente jornal de fim-de-semana da Rádio NoAR e respectivos jornalistas.

Talvez isto seja conveniente para o Bispo de Viseu que vê amplificada a mensagem e os lucros, mas é de todo inconveniente para um jornalismo que se quer plural e independente. Já basta de beija-mãos aos políticos do costume.

Inconveniente é a República envolver-se em crendices e beatices religiosas. Inconveniente é a estatística que transforma todos os baptizados em católicos. Inconveniente é a falta de liberdade de expressão daqueles que se ofendem perante este ajoelhar da República ao obscurantismo religioso. Inconvenientes são os dinheiros públicos que financiam obras privadas de gosto duvidoso para celebrar milagres que roçam o obsceno pela sua autenticidade duvidosa.

Ao procurar no facebook a imagem do dito poster que tanto ofendeu sua eminência, constato que o mesmo se apresenta agora a negro. Talvez de luto pela falta de humor da igreja, talvez no medo de perder o seu quinhão no céu à falta do pagamento da indulgência. Ou então simplesmente porque os responsáveis caíram na real, até porque Olavo de Sousa afirmou ao Diário de Viseu que não sabia "se a figura do papa
era assim tão popular entre os mais jovens, que são os nossos clientes". Pois não! Sabendo o que se sabe hoje, gosta mais a igreja de jovens do que os jovens da igreja...

Se um suspiro de um bispo da província assusta um grupo como o Noite Biba, o que fará um rugido do Papa? Como tal, desarmar no anti-clericalismo está fora de questão. Que permaneçam no obscurantismo medieval é lá com eles. Não obriguem é a sociedade a segui-los para o abismo ignorante que sempre desejaram para a humanidade. Ontem, hoje e Amanhã!



Read On 4 comentários

Ilha da Cova da Moura estreia Amanhã em Viseu!

quarta-feira, maio 12, 2010


Queixamo-nos demasiadas vezes de como somos preteridos na agenda cultura do país. Mas nem sempre é assim. Seja no teatro ou no cinema.

Amanhã, vindo directamente do IndieLisboa, estreia por cá o mais recente filme/documentário de Rui Simões: "Ilha da Cova da Moura" - um retrato do mal afamado bairro lisboeta em que se faz um paralelo com a realidade das ilhas de Cabo-Verde, país originário de grande parte desta população, e onde se explana a procura da dignidade através da cultura popular. A não perder, no Fórum Viseu (ou ainda no Dolce Vita Porto, Classic Alvalade e Allegro Alfragide).

Read On 0 comentários

A Intolerância Católica na hora da morte...

terça-feira, maio 11, 2010

A igreja faz do verbo perdoar uma das suas maiores virtudes. Perdoam-se criminosos, hereges, pedófilos... Só não se perdoam COMUNISTAS, mesmo que estes sejam CATÓLICOS. Prova disso é a lamentável atitude do diácono responsável pelo acompanhamento do funeral de Cândida Silva em Faro, ao recusar-se seguir para o cemitério enquanto a bandeira do PCP repousasse em cima do caixão da falecida, que era baptizada, casada pela igreja e católica praticante. Mas nada disso lhe bastava para uma cerimónia digna porque a sua cor política talvez ofuscasse o azul dos céus e o vermelho estivesse reservado apenas para os sapatos do Papa...

A intolerância desta gente contrasta com a benevolência da República que se permite gastar/perder dezenas de milhões de euros numa abjecta tolerância de ponto. Para que uns quantos façam do beija-mão uma cerimónia do Estado e para que uns outros possam adorar as estátuas e as virgens que as pariram... A coincidência destes factos com a data a que ocorreram (24 de Abril) só pode remeter para a comédia com que o divino vem pintando os dias. Tantas saudades têm estes senhores da velha senhora... Hoje o Papa, mal chegado a Lisboa, brinda-nos com uma citação do saudoso Cardeal Cerejeira... Mesmo a propósito!
Read On 4 comentários

Porque hoje é dia de Doutrinação: Animal Farm - O Triunfo dos Porcos!

terça-feira, maio 11, 2010

Uma paródia ao regime soviético de Estaline que transformou o sonho proletário de 1917 num dos maiores pesadelos totalitários do século XX. Sem consciencialização não há revolução, e nada melhor que a mestria de George Orwell para o demonstrar. E os homens providenciais resultam sempre em ditadores brutais. Defunto que está o estalinismo, esta até poderá ser uma boa sátira ao novo Fascismo Financeiro de que nos fala Boaventura Sousa Santos.


Read On 0 comentários

A Semana devia ser de Jesus e não do Papa!

terça-feira, maio 11, 2010

Esta semana estava destinada ao culto de J. Jesus e não do Papa. Espreito a televisão e já não vejo o autocarro do Benfica,vejo o Papamobile e o Papa. A festa vermelha foi incomparavelmente maior e sentia-se bastante mais fé no ar do que com o Papa.
Sinal dos tempos é o facto de Salazar, o ditador fascista, ter sido o único governante português a não receber oficialmente o Papa. Talvez no país só houvesse espaço para o culto de um homem, ele próprio, e na triologia dos "F", era difícil encaixar o Papa. Ou não...
E como nem todos os padres vão na cantiga da virgem, cá vai o testemunho do Padre Mário, que considera aquele milagre disparatado comparável à Pedofilia! Haja lucidez!
Read On 0 comentários

Vídeo/Humor: "Come o Papa, Meninos Come o Papa..."

domingo, maio 09, 2010

Lançada que foi a "Cruzada", aí vai mais lenha para a fogueira, desta feita musicada. Até porque esta deveria ser a semana do nosso Jesus e não do Papa.
"Come o Papa, Meninos Come o Papa..." promete ser o Hit que animará a próxima semana, dividindo os lugares do topo com o "Glorioso SLB"! Um bom trabalho dos Anarquistas do Pimenta Negra!

"Afinal não eram os comunistas, Que comiam criancinhas ao almoço, quem comia era o papa..." DEMAIS!




"Joana Come o Papa"
de Rui Rebelo

www.facebook.com/?ref=home#!/ruirebelo2


Come o papa,
meninos come o papa
Come o papa,
meninos come o papa,
meninos come o papa

Um, dois, três,
um menino de cada vez
Quatro, cinco, seis,
presidentes e reis
Vão ao beija-mão do papa

REFRÃO

Sete, oito, nove,
ainda nada se resolve
Dez, onze, doze,
à espera que a mosca pouse
nesta água benta podre

REFRÃO

Treze, catorze e meia,
a coisa está mesmo feia
Dezasseis, dezassete,
cuidado com o cacetete
quando aí vier o papa

REFRÃO

Afinal
não eram os comunistas
Que comiam
criancinhas ao almoço
quem comia era o papa

REFRÃO

pelos vistos
também temos os bispos
e às grades
não confessam os padres
nem uma palavra do papa

REFRÃO

vou pra rua
chamar a Joana
come o papa
Joana come o papa
há mais vida sem o papa

(Letra do Miguel Castro Caldas)
Read On 6 comentários

Blogues

Marcadores

O Melhor da Informação em pt

Stay Rude, Stay Rebel

Stay Rude, Stay Rebel
Stay rude against facist regimes, Stay rebel against politicians dreams, Stay rude and fight back injustice, Stay rebel against racial prejudice, Stay rude and stay cool, Stay rebel be nobodys fool, Stay rude against any command, Stay rebel take your life in your hand, Sharpskins remember their roots, Think with their brains not with their boots...

Author

E porque a democracia não se esgota na política e a cidadania no voto, este espaço está aberto a tod@s @s que queiram contribuir! Seja um texto ou uma imagem, um vídeo ou uma música, um poema ou um disparate!

Podem enviar para:Viseuesquerda@gmail.com


Text Widget

Text Widget

Com tecnologia do Blogger.

Seguidores