Viseu Esquerda

Parabéns ao Público! Aqui mora o bom jornalismo!

sábado, março 06, 2010


O Público faz 20 anos. Se em 1990 o projecto fundador fazia todo o sentido, hoje então é fundamental. Uma espécie de farol no cada vez mais decadente jornalismo nacional. A total recusa do sensacionalismo enquanto escola, a independência face aos poderes instituídos, o rigor com que trata a matéria noticiada e a análise que faz dos factos transformam-no simplesmente no diário mais delicioso do pobre panorama da imprensa portuguesa.

aqui chorei diversas vezes o agoniar da servil imprensa regional. Mas se o meu discurso pode ser colado à esquerda, deixo aqui as palavras insuspeitas de alguém com quem tenho pouco em comum, materialmente e valorativamente. Fica então a prosa de Belmiro de Azevedo com a receita ideal para um jornalismo sério e ao mesmo tempo economicamente viável:

“E eu posso facilmente satisfazer todos os que procuram a receita ideal para uma saudável relação entre o accionista e a edição: os poderes vão e vêm; basta ignorar os pedidos, os protestos, as pressões, as retaliações e as ameaças, e continuar a exigir aos gestores e aos jornalistas que façam do rigor profissional e da sustentabilidade económica do jornal a garantia mais segura da sua independência e da sua longevidade” (Público, 05/03/2010)

Olhando para Viseu e lendo os nossos jornais podemos verificar que tais princípios não existem. Talvez também porque nem todos os “poderes vão e vêm” como afirma o empresário. Há sempre uns quantos que se eternizam, e à imprensa reserva-se o papel de os entronizar. Em bom português, e sem acordo ortográfico, um verdadeiro beija-mão.
Read On 3 comentários

Bloco de Esquerda: Roteiro sobre Cultura chega a Viseu - Domingo, 18h, Solar dos Peixotos

sábado, março 06, 2010
Desde que me lembro, Portugal sempre esteve em crise. Disto ou daquilo. E os sucessivos governos, talvez à excepção do primeiro mandato de Guterres e Carrilho, escudam-se sempre nesta estapafúrdia justificação para cortar no orçamento da cultura, como se fosse um bem supérfluo ou uma extravagância imoral para os tempos que correm.

Certo é que na história nenhuma civilização se desenvolveu sem uma aposta forte na cultura enquanto instrumento de reflexão sociológica, educação ou simples entretenimento que também é preciso.

Daí a aposta do Bloco de Esquerda num Roteiro Cultural que levará a discussão a todo o país. Amanhã será em Viseu, pelas 18h no Solar dos Peixotos (Assembleia Municipal) e com a presença da deputada Catarina Martins.

Mais informações:
Bloco.Viseu
Culura e Direitos
Read On 0 comentários

Blogues

Marcadores

O Melhor da Informação em pt

Stay Rude, Stay Rebel

Stay Rude, Stay Rebel
Stay rude against facist regimes, Stay rebel against politicians dreams, Stay rude and fight back injustice, Stay rebel against racial prejudice, Stay rude and stay cool, Stay rebel be nobodys fool, Stay rude against any command, Stay rebel take your life in your hand, Sharpskins remember their roots, Think with their brains not with their boots...

Author

E porque a democracia não se esgota na política e a cidadania no voto, este espaço está aberto a tod@s @s que queiram contribuir! Seja um texto ou uma imagem, um vídeo ou uma música, um poema ou um disparate!

Podem enviar para:Viseuesquerda@gmail.com


Text Widget

Text Widget

Com tecnologia do Blogger.

Seguidores