Viseu Esquerda

Fátima: Aromatizar e Desinfectar

sábado, maio 08, 2010
Ora aqui está uma decisão acertada. Isto sim é bom investimento público. Com a saúde não se brinca, daí a Câmara Municipal de Ourém ter pago a desinfecção e aromatização das ruas de Fátima. Já imaginaram a chegada de milhares de peregrinos após caminhadas extenuantes de centenas de quilómetros? Já imaginaram o bedum fétido da sudação de quem há dias marcha cegamente ao encontro da senhora que aparece em cima de árvores?
Só há um cheiro que jamais conseguirão atenuar: o cheiro a esturro que sempre emanou desta história mal contada de virgens, crianças, videntes e milagres.
Read On 1 comentários

Emprego: Igreja paga 3,5€ hora para acenar ao Papa no Porto!?!?!?

sexta-feira, maio 07, 2010

Parece que afinal a visita de Ratzinger a Portugal não é tão má para a economia como tentam pintar aqueles que são contra a tolerância de ponto. Para além de toda a parafernália de panos, lenços, pulseiras... alusivas à visita do líder do Vaticano e que se podem comprar em qualquer esquina, a Igreja paga 3,5€ à hora a quem tiver disposto a vestir uma t-shirt e acenar uma bandeirinha durante a missa a celebrar no Porto. Segundo o SAPO, existem 100 vagas para tão nobre trabalho nas não menos nobres agências de trabalho temporário e só se exige que tenham entre 18 e 50 anos. Talvez porque os idosos, qual comício do PCP, já estejam garantidos à partida.

Um conselho para poupar na “papelada”: que sejam estes a fazer o peditório! Onde param afinal os 90% de portugueses católicos que justificaram a tolerância de ponto? Estranha fé, estranho voluntariado este. Afinal, nem a IURD precisa destes anúncios...

E é sempre uma boa oportunidade para que os funcionários públicos que assim o desejem, ganhem a dobrar! Uma verdadeira oportunidade no combate à crise!
Read On 3 comentários

As Fartas Reavaliações de Fernando Ruas!

sexta-feira, maio 07, 2010


Consta-se na RTP que Fernando Ruas está farto das reavaliações do governo “socialista” a propósito da construção da auto-estrada do centro, mesmo quando o chumbo vem do Tribunal de Contas (TC) a que obviamente Sócrates é alheio, mesmo quando o troço principal entre Viseu-Coimbra não está em causa.

Entretanto as obras no Parque Aquilino Ribeiro estão paradas há meses, chumbado que foi o projecto pelo mesmo TC por ter sido escolhida a proposta mais cara das apresentadas no concurso. Américo Nunes, qual ministro da propaganda, apressou-se logo a culpar o tempo. Parece que chover no Inverno é um imprevisto... E excepto no Diário de Viseu, obviamente que aquele barro não colou na parede de ninguém. Até porque hoje sabemos que o parque está encerrado apenas por incúria de quem colocou o carro à frente dos bois. Mas também é óbvio que neste caso não se tratam de reavaliações, apenas entraves de Lisboa ao progresso da província.

Reavaliadas têm sido obras como o Parque Radical, prometido há mais de 20 anos para o parque, para o Fontelo e para lado nenhum. Reavaliado foi o novo recinto da feira semanal na radial de Santiago que nunca o chegou a ser. Fernando Ruas reavaliou o projecto e decidiu transformá-lo num parque de recreio. Bastou mudar os letreiros e voilá, habemos Parque. Reavaliada anda a ser há meses a inauguração do Museu do Quartzo. Reavaliada está a ser a anunciada praia fluvial. Afinal é preciso estudar melhor a coisa e os camiões de areia são para construir campos de futebol de praia. Não é Fluvial, mas mete areia e praia em campo...

Mas não só de reavaliações falou o presidente. No IP3 não há ponte que não tenha de ser revista. E tem toda a razão. Eu só me pergunto: como é que se constrói uma estrada (em cimento!?) para acautelar “o volume de tráfego impressionante” entre Viseu e Coimbra que tem uma vida útil de apenas 15 anos? Aliás, mal foi acabado, o IP3 deu logo sinais de ter sido projectado por um governo de vistas curtas. Isto à semelhança do IP5, IP4... Ou seja, a herança cavaquista foi esta: vias rápidas que não duram 10 anos, pontes que necessitam de intervenção urgente passada uma década. Tudo o que foi construído é para demolir, não serve. Marquês de Pombal pensou Lisboa para 200 anos, Cavaco Silva nem para 20 pensou o país.

Tivesse o primeiro-ministro laranja de então reavaliado melhor os caminhos de cabra que se propôs construir aqui para os serranos, não teríamos hoje esse problema. Mas também não duplicaríamos os lucros dos construtores nem reavaliaríamos os seus lucros.
Read On 3 comentários

13 de Maio: Roubar aos Ricos para Dar aos Pobres!

sexta-feira, maio 07, 2010

Desenganem-se. Não se trata de nenhuma metáfora alusiva à virgem ou a Ratzinger. Quer no Vaticano, quer em Fátima, quer em Viseu, as esmolas dos pobres têm como destino a construção de ricos templos e sumptuosas igrejas. A mensagem de deus a Francisco de Assis para que este reconstruísse a igreja nunca foi bem entendida pela hierarquia católica, sempre apostada na aplicação material do pedido divino. Mas adiante.

Trata-se apenas da data de estreia do novo “Robin Hood”, o herói medieval que ousava roubar os ricos para oferecer o saque aos mais pobres e injustiçados.

Hoje a lógica é completamente inversa. Roubam-se os contribuintes para salvar a banca, saca-se aos desempregados para pagar os impulsos especulativos, corta-se nas reformas para se pagarem obras faraónicas, congelam-se salários para suportar as mordomias dos gestores.

Entretanto estima-se em 37 milhões de euros o custo da intolerável tolerância governamental, provavelmente à espera de um milagre que não o do Sol. Desse já está José Sócrates farto...

Read On 0 comentários

Vídeo: A Liberdade de Expressão segundo o PS

quinta-feira, maio 06, 2010
O Partido Socialista anda à deriva. Habituado que estava a controlar o novo lápis azul da vergonha, ora através das posições do Estado nas empresas detentoras dos media, ora através da ameaça às fontes de financiamento, ora através de pressões directas aos jornalistas, é com toda a naturalidade que assistimos a episódios como o de ontem, onde Ricardo Rodrigues, deputado e vice-presidente da bancada socialista, decidiu ROUBAR os dois gravadores que registavam a entrevista que este dava à revista Sábado.

Parece que o homem não estava a gostar do teor das perguntas. A mim pareceram-me até bastante pertinentes. Acostumado que está a ter as questões de antemão, parece que os métodos do primeiro-ministro começam a fazer escola no Largo do Rato. Entretanto seguem 74 perguntas para José Sócrates responder em casa com os seus advogados sobre o negócio PT/TVI. Provavelmente mais do que aquelas a que teve de responder durante o todo o curso, acabado ao Domingo, se calhar também em casa...

74 questões vindas directamente da Comissão Parlamentar de Inquérito ao negócio PT/TVI, em que o PS se faz representar exactamente por este senhor Ricardo Rodrigues e em que este faz um mero papel de advogado de defesa dos envolvidos no processo. Pelo menos assim já conhecemos a opinião deste senhor acerca da liberdade de expressão e sobre o papel dos media... E também sobre os off-shore: é contra, mas no privado ajuda "gangues internacionais" a esconder lá o dinheiro. Actualmente o “Ser” conta muito menos do que o “Parecer”.

Até onde chegará a prepotência cega desta gente? Depois ainda vem fazer o papel de coitadinho. Por favor! Enxerguem-se!



Quem já respondeu bem a Ricardo Rodrigues a propósito da corrupção foi Fernando Rosas:


Read On 2 comentários

À Memória do Elton Martins Abubacar: 1984 a 2010

quarta-feira, maio 05, 2010


Há quem diga que foi deus, há quem diga que foi a natureza. Partiste. Essa é a única certeza.Partiste com o sorriso com que sempre viveste, partiste com o sorriso que nos deixaste para a posteridade, para a eternidade, e que mesmo na hora do adeus, nunca abandonaste.Perpetuaste a tua memória pintando-a com a alegria que sempre demonstraste, sempre com o Karpe Diem como ideologia, que sempre honraste! Na hora do adeus reuniste todos em teu redor. Pretos, brancos, ciganos. Cristãos, ateus e muçulmanos. A todos tocastes. Verdade! Eras o melhor fruto da portugalidade. Dizem que não é justo. 25 anos foda-se! Mas injusto é teres vivido mais do que muitos que chegam a idade avançada, sem terem vivido nada!

O teu sorriso pá! O teu sorriso!

Ao Elton Martins Abubacar, jovem de 25 anos falecido no dia 1 de Maio em Viseu.


Uma adenda em forma de tributo por José Domingues:

Read On 9 comentários

Blogues

Marcadores

O Melhor da Informação em pt

Stay Rude, Stay Rebel

Stay Rude, Stay Rebel
Stay rude against facist regimes, Stay rebel against politicians dreams, Stay rude and fight back injustice, Stay rebel against racial prejudice, Stay rude and stay cool, Stay rebel be nobodys fool, Stay rude against any command, Stay rebel take your life in your hand, Sharpskins remember their roots, Think with their brains not with their boots...

Author

E porque a democracia não se esgota na política e a cidadania no voto, este espaço está aberto a tod@s @s que queiram contribuir! Seja um texto ou uma imagem, um vídeo ou uma música, um poema ou um disparate!

Podem enviar para:Viseuesquerda@gmail.com


Text Widget

Text Widget

Com tecnologia do Blogger.

Seguidores