Viseu Esquerda

06/02/2010 Punk no Estudantino: BLIND ALLEY DOGS (COIMBRA), ESKIZOFRENICOS (PORTO), BLOODY DISGRACE (ESMORIZ)

sexta-feira, fevereiro 05, 2010

BLIND ALLEY DOGS (COIMBRA), ESKIZOFRENICOS (PORTO), BLOODY DISGRACE (ESMORIZ). Mais uma noite de Punk no Estudantino, sempre com o cunho da Outside D.I.Y. claro! Os interessados que apareçam para um "pezinho de dança" regadao a minis em conta e sem conta! Vejam mais aqui:


http://www.myspace.com/vsoutsideproductions
Read On 0 comentários

O Tortuoso desvio da CMV na Requalificação da EN-231 (Viseu-Nelas)

quinta-feira, fevereiro 04, 2010
Se o presidente da CMV se mostrou crítico relativamente ao governo devido às obras na EN229 (estrada do Sátão) que considerou e bem vergonhosas, os moradores da zona sul da cidade que diariamente enfrentam o desvio motivado pelo alargamento da EN-231 (Viseu-Nelas) andam críticos em relação à CMV e ao seu presidente, ao considerarem o desvio não tanto vergonhoso, mas sim monstruoso! Vejamos:

Para além de nestas primeiras semanas a própria estrada poder ainda estar operacional para circulação à noite e ao fim de semana no sentido Sul-Norte (pena que os o obstáculos que impedem a circulação se mantenham durante os referidos períodos), a CMV decidiu colocar um sinal de proibido a meio do desvio que obriga os automobilistas a circundar Ranhados através de cerca de mais 1 km de paralelos e ruas apertadas! Para quem se quer dirigir ao Palácio do Gelo, Quinta do Galo, Escola de Repeses... e para quem o faz diariamente, esta é uma decisão incompreensível e insensata. A confusão que se instalou aos primeiros dias foi agora substituída por um geral incumprimento da sinalética. Quem não conhece e segue as placas de direcção (de resto, insuficientes), acaba muitas vezes perdido na aldeia!

Mas basta uma olhadela mais atenta no mapa para desencantar uma boa alternativa como podem ver na imagem:



A vermelho temos o longo e penoso desvio proposto pela CMV!

A Amarelo podemos ver o atalho que muitos fazem em sentido proibido para poupar tempo, gasolina e amortecedores.

A Azul fica a minha sugestão (e certamente a de muitos) para quem quer evitar as torturas da CMV e onde fica evidente a curta distância do trajecto comparado com o desvio proposto pela Câmara, para além de desembocar exactamente na Rotunda do Palácio do Gelo junto à Manhosa/Escola Profissional da Fundação Dona Mariana Seixas (sem segundas interpretações...)


PS: Um leitor levantou a questão das ambulâncias, mas aí penso que o trânsito “hospitalar” foi desviado de todo este caminho porque nunca mais vi nenhuma a seguir por lá em marcha de emergência.

Read On 9 comentários

Secundário sai à Rua em Viseu. Objectivo: Fazer cumprir a Constituição!

quinta-feira, fevereiro 04, 2010

Cerca de 700 alunos das escolas secundárias da cidade saíram hoje à rua para afirmar a sua oposição à política cada vez mais mercantilizada do ensino. A constituição afirma a progressiva gratuitidade do ensino mas a lei tem sido diametralmente oposta: propinas e manuais a peso de ouro que levam a uma segregação social baseada na diferenciação de rendimentos. O caminho para a oligarquia é cada vez mais evidente e é por isso que cartazes como "Ensino gratuito? com manuais a 30 euros" ou "(J)aulas de substituição"ostentados pelos estudantes/manifestantes de hoje fazem cada vez mais sentido.

Força com a luta colegas! Até porque provavelmente depois da praxe a que serão sujeitos no ensino superior, a estupidificação envenenará qualquer réstia de resistência. E os gritos esses, serão depois reservados em exclusivo aos caloiros incautos e não ao governo...
Read On 2 comentários

“Mudar”. Para que fique tudo na mesma?

quinta-feira, fevereiro 04, 2010
A apresentação em Viseu do livro "Mudar", escrito pelo aspirante a líder social-democrata, Pedro Passos Coelho, será feita por um dos mais imutáveis e incorrigíveis dinossauros políticos: Fernando Ruas! Porquê? Porque é preciso mudar! Em Lisboa, claro...

De Pedro Passos Coelho pouco ou nada se conhece para além da política. Concluída a licenciatura em Economia aos 36 anos (!) exerce o cargo de director financeiro do Grupo Fomentinvest, liderado por Ângelo Correia (que surpresa! Um PSD!) e preside à HLCTejo, empresa de valorização de resíduos...



Por isso é que este “Mudar” obamaníaco soa a mais do mesmo. Pouco ou nada distingue a sua carreira e competências das de José Sócrates. Produtos das jotas, representam ambos as perniciosidades de um sistema gasto e que se esgota em intrigas político-distritais, no carreirismo-carneirismo e na ascensão medíocre-mediática. Sobra-lhes apenas a lisonja.

E o país já sabe bem o que significam estas supostas mudanças. Há 35 anos que é assim. Entretanto aquilo que conseguiram foi atrasar irremediavelmente Portugal, cavar ainda mais o fosso que nos separa do resto da UE, desbaratar conquistas de Abril em nome de um modelo chinês-capitalista, desperdiçar fundos estruturais europeus em obras de fachada ou projectos ruinosos, viciar o sistema de modo a que recaiam sobre os seus militantes todos os cargos de nomeação ou responsabilidade, minar a função pública com a cunha mesquinha que se substituiu à competência... Estes foram os resultados das sucessivas mudanças e alternâncias entre PS e PSD. Se isto é mudar então o que é ficar tudo na mesma?

Mudámos para o cavaquismo após a instabilidade pós-revolucionária e do qual não sobra uma estrada (onde param as famosas IPs? Marquês de Pombal pensou para 200 anos, Cavaco nem vislumbrou 20!). As empresas e os empresários nem se modernizaram nem se formaram, e os subsídios ao desenvolvimento acabaram geralmente em festas, casas na praia, descapotáveis ou Iates. Hoje culpam as deslocalizações...

Mudámos porque estávamos fartos do autoritarismo da maioria absoluta. A corte essa é hoje mais conhecida pela ladroagem do BPN e afins do que pelos tempos áureos no governo. Guterres veio trazer uma vã expectativa. Algo mudou mas foi insuficiente e a vontade como se viu não era muita. À primeira oportunidade deu a fuga e fez escola com... Durão Barroso, o mordomo saloio da cimeira da infame guerra do Iraque aproveitou-se do provincianismo nacional e também imigrou para longe. De herança deixou um desastre chamado Santana que por sua vez pariu o fenómeno Sócrates... Mudança?

É só mais do mesmo... e a haver mudança, só se for nas estratégias de marketing que os moldam! Pura cosmética. É uma escolha entre um copo de água meio cheio e outro meio vazio.

Para quem quiser perder tempo, amanhã no Palácio do Gelo.
Read On 1 comentários

Blogues

Marcadores

O Melhor da Informação em pt

Stay Rude, Stay Rebel

Stay Rude, Stay Rebel
Stay rude against facist regimes, Stay rebel against politicians dreams, Stay rude and fight back injustice, Stay rebel against racial prejudice, Stay rude and stay cool, Stay rebel be nobodys fool, Stay rude against any command, Stay rebel take your life in your hand, Sharpskins remember their roots, Think with their brains not with their boots...

Author

E porque a democracia não se esgota na política e a cidadania no voto, este espaço está aberto a tod@s @s que queiram contribuir! Seja um texto ou uma imagem, um vídeo ou uma música, um poema ou um disparate!

Podem enviar para:Viseuesquerda@gmail.com


Text Widget

Text Widget

Com tecnologia do Blogger.

Seguidores