Viseu Esquerda

Mais uma Pedrada no Charco da Engenharia local!

sábado, maio 22, 2010
O AJ já vai na pedrada nº7, e por este andar facilmente chegará a números mais redondos ainda. Como já vem sendo hábito por cá, primeiro faz-se, depois remenda-se porque nunca se chegou a pensar bem naquilo que se estava a fazer. Quando se concebe uma rotunda assim, ainda para mais sabendo de antemão que a mesma servirá de passagem a centenas de autocarros diariamente, ou é azelhice, ou laxismo ou pura incompetência de quem pensou o projecto.

Nada que surpreenda. No parque começou-se a construir sem autorização e hoje é o que se sabe, em Santiago o local projectado para receber a feira semanal é hoje uma coisa que ninguém sabe bem definir, a prometida praia fluvial afinal vai ser reavaliada pela difícil viabilização, o funicular anda sempre funiculado...

Aquilo que nasce torto...
Read On 1 comentários

Fernando Ruas: Entrevista Matinal na SIC e Medalha Vespertina em Belém!

quinta-feira, maio 20, 2010
O presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses foi hoje a Lisboa. Entrevista na SIC e Medalha em Belém. Afinal hoje é o Dia da Autonomia do Poder Local, e vetada a Regionalização, cabe hoje aos municípios e juntas de freguesia o contacto mais próximo com as realidades quotidianas dos cidadãos. Daí a condecoração à Associação dos Municípios Portugueses com o grau de Membro Honorário da Ordem do Infante D. Henrique pelas 15h30 no Palácio de Belém.

Na entrevista de 10m alertou bem para as contradições do governo: não se pode pedir investimento público por parte das câmaras e ao mesmo tempo cortar na admissão de novos funcionários ou substituição daqueles que saem ou se aposentam. São contradições próprias do capitalismo, que há necessidade da poupança, acrescenta a necessidade do consumo desenfreado como se um não anulasse o outro nos cada vez mais pobres orçamentos familiares.

Mas também não se pode exigir mais descentralização apenas para levar avante a teoria política que tem o caciquismo como valor supremo... Descentralização sim, mas só aprofundando as democracias internas. E aí a "vaca torce o rabo", porque em Viseu anda-se a negar há anos medidas como o Orçamento Participativo, o que acaba por afastar ainda mais as populações e a sociedade da discussão pública das políticas e economias locais, exactamente aquilo que Fernando Ruas critica ao poder central... Curiosa foi ainda a proposta de criação de uma entidade fiscalizadora das autarquias que não esteja sob a alçada estatal. Parece que ainda existem ressentimentos após a visita da IGAL à Câmara Municipal de Viseu...


Read On 1 comentários

O Site que Fazia Falta! A Cantiga é uma Arma!

quinta-feira, maio 20, 2010



A propósito da Grécia, ainda há pouco reflecti sobre as situações em que existe uma insuficiência do verbo enquanto arma. Hoje baixo a guarda e grito o slogan que dá o mote a um site que há muito fazia falta:

A Cantiga é uma Arma!

Mesmo que por vezes insuficiente, como foi o caso do 25 de Abril, o verbo é decerto inspirador e agregador da força necessária para quem sonha por uma transformação que restitua verdadeiramente o poder ao cidadão. Então quando musicado magistralmente como foi por estes senhores...

ZECA AFONSO, ARY dos SANTOS,FAUSTO,FRANCISCO FANHAIS, JOSÉ MÁRIO BRANCO, PEDRO BARROSO, SÉRGIO GODINHO, VITORINO, ADRIANO CORREIA, FERNANDO TORDO, MANUEL FREIRE, LUÍS CÍLIA, GAITEIROS de LISBOA, BRIGADA VICTOR JARA, CARLOS PAREDES, MÁRIO VIEGAS, GAC – Vozes na Luta...



O sonho comanda a vida! Desistir é Morrer! Quem luta, nem sempre ganha, mas quem não luta, perde sempre!

"O direito de autor como direito humano deve ter implícito o equilíbrio entre o direito do autor à sua obra e o direito da sociedade a ter acesso a ela. Este equilíbrio foi quebrado, não a favor dos autores nem da sociedade, mas a favor dos que exercem os direitos em nome dos criadores, ou seja, os grandes monopólios da indústria editorial, informática, biotecnológica e do entretenimento.
A apropriação destes conhecimentos entra frequentemente em contradição com o direito à saúde, à vida, ao conhecimento e à educação. E são sempre estes que saem a perder."

"De pé, ó vitimas da fome! De pé, famélicos da terra! Da ideia a chama já consome, A crosta bruta que a soterra . Cortai o mal bem pelo fundo! De pé, de pé, não mais senhores! Se nada somos neste mundo, Sejamos tudo, ó produtores!
Bem unidos façamos, Nesta luta final. Uma terra sem amo, A Internacional! ..."
Read On 2 comentários

Belmiro de Azevedo, qual Anarquista, defende direito à ACÇÃO DIRECTA!

quarta-feira, maio 19, 2010

O embaraço no PS deve ser grande. Até já capitalistas como Belmiro de Azevedo justificam e compreendem as consequências práticas da política de austeridade do Bloco Central, e o patrão da Sonae di-lo sem apelo nem agravo:


“Quando o povo tem fome, tem o direito de roubar” diz o empresário.


Bem, se é um direito, esfomeados de todo o mundo uni-vos que o Continente está em promoções... Um país onde os maiores magnatas se saem com estas tiradas, é um país a saque.

E se o jornal "I" conseguiu o prodígio de privatizar a letra que lhe dá o nome, fica um apelo aos socialistas para que não se deixem confundir com este governo sem norte, sem sul, sem rumo. Para Sócrates o mundo é que circula ao contrário. Até porque foi o "mundo que mudou em três semanas" disse-nos ontem o Primeiro-Ministro. Exacto, nós tentámos, o mundo é que gira ao contrário...
Read On 4 comentários

“Padre” Marcelo volta à TVI para Homilia Dominical

quarta-feira, maio 19, 2010


Volta, estás perdoado... Este poderia ser o título para o regresso de Marcelo Rebelo de Sousa à TVI após ter sido saneado pelo governo de Santana Lopes. Aliás, esta estação televisiva ameaça ser a “puta” oficial do poder tanta é a permeabilidade às pressões censórias dos sucessivos governos. Ao PSD bastou um lamento de indignação da dupla Santana/Portas contra Marcelo para que lhe fosse mostrada a porta de saída. Já o PS necessitou de outras artimanhas que são do conhecimento geral e que ainda estão sob inquérito parlamentar.


Marcelo Rebelo de Sousa (MRS) não é um comentador inocente. Nenhum o é, mas este tem uma agenda política que não consegue esconder e uma ambição desmesurada que qual Zandinga ou D. Sebastião, o levará mais cedo ou mais tarde ao Governo ou à Presidência da República do qual nenhuma vichyssoise o arredará...

Nem será difícil sequer. A ditadura telegénica imposta pela televisão, mais do um case-study, é já hoje uma realidade incontestada. Santana e Sócrates são dois dos seus mais ilustres afilhados. A bem do share, para desgraça do país. Num mundo que se admira por uma pessoa como Susan Boyle, que não encaixa propriamente nos padrões actuais de beleza, cantar lindamente, já nada estranha. Porque raio se associa uma boa voz a um corpo ainda melhor? Cantamos com o corpo ou com os KG da balança? Geração MTV a quanto obrigas... E a política, vejam Passos Coelho, está a ir pelo mesmo caminho.

Esgotado o tempo na RTP, posta de lado a hipótese Balsemão, sobrava o canal que Cavaco Silva teve o desplante de oferecer à igreja, um acto de extrema-unção mediática que ameaçou afundar a estação ainda esta não tinha dado os primeiros passos.

Mas a TVI não perdeu a sua ligação ao além. Podem prová-lo se tiverem a infelicidade de tropeçar num programa em que Júlia Pinheiro fala com espíritas e espíritos, podem testemunhá-lo na missa dominical e poderão agora e novamente confirmá-lo na homilia marcelista que se avizinha.

Estou a exagerar? Deixo-vos então aqui um “cheirinho” da crónica/missa de MRS ao jornal Sol neste último Domingo... Entretanto Pacheco Pereira, mais senil que nunca, lá vai dizendo que a comunicação social é controlada pela esquerda...


Read On 0 comentários

Loja do Cidadão no Centro Histórico? Não, apenas o Balcão da Câmara...

terça-feira, maio 18, 2010

O Diário de Viseu traz hoje em título que o “Executivo aprovou (a) transferência da Loja do Cidadão para centro histórico”. Quem tem por hábito ler apenas as gordas dos jornais, ou porque não lhes interessa o conteúdo ou porque os euros para este tipo de papel são cada vez mais escassos, acaba muitas vezes por ser defraudado nas expectativas.

Não estando a Loja do Cidadão debaixo da tutela da Câmara Municipal, desconfia-se logo à partida da notícia, e lendo a notícia desvenda-se logo o mistério: afinal refere-se apenas à transferência do balcão da CMV...

Nunca concordei muito com a transferência da Loja do Cidadão para o centro. Afinal o propósito da mesma é facilitar a vida aos cidadãos e não complicá-la. Não é para revitalizar coisa nenhuma que não seja a medonha burocracia do estado e para concentrar serviços essenciais como o fornecimento de água, luz, gás... No fundo, descomplicar.

Tem-se feito tudo nas últimas décadas para empurrar as pessoas para as periferias e assim satisfazer o apetite voraz dos construtores. Não há qualquer política para travar essa sangria que tem levado os viseenses para os limites da cidade. Permitem-se inúmeros fogos novos sem acautelar, nem forçar a reabilitação dos edifícios moribundos do centro histórico, excepto um ou outro caso avulso. Os incentivos para os jovens e estudantes o povoarem não passam do papel e os prédios devolutos são cada vez mais e a população idosa, exceptuando à noite, uma maioria. O estacionamento para os moradores é uma miragem e a privatização total da rua pelos parquímetros é uma realidade. O presidente esquece-se de um pormenor que não o afecta a ele, mas afecta a generalidade dos viseenses que não têm um lugar cativo no Rossio para estacionar quando quiserem...

Não é com artificialismo que se dá vida aos centros das cidades. É com habitantes! E aí nada tem sido feito.

Que venha o balcão da CMV. Não mudará coisa nenhuma e apenas duplicará os serviços existentes no Rossio... Fernando Ruas espera poupar com esta medida. Na renda, e nos funcionários que são três mas que só deviam ser dois, isto ao mesmo tempo que brada aos media porque considera «inacreditável» o congelamento da entrada de funcionários proveniente do PEC.
ica uma sugestão. Que continue com os três funcionários e alargue o horário de atendimento para que não coincida com o “horário nobre” da câmara e assim crie uma qualquer vantagem que não seja o simples “quero porque posso e posso porque quero.”

Read On 1 comentários

Blogues

Marcadores

O Melhor da Informação em pt

Stay Rude, Stay Rebel

Stay Rude, Stay Rebel
Stay rude against facist regimes, Stay rebel against politicians dreams, Stay rude and fight back injustice, Stay rebel against racial prejudice, Stay rude and stay cool, Stay rebel be nobodys fool, Stay rude against any command, Stay rebel take your life in your hand, Sharpskins remember their roots, Think with their brains not with their boots...

Author

E porque a democracia não se esgota na política e a cidadania no voto, este espaço está aberto a tod@s @s que queiram contribuir! Seja um texto ou uma imagem, um vídeo ou uma música, um poema ou um disparate!

Podem enviar para:Viseuesquerda@gmail.com


Text Widget

Text Widget

Com tecnologia do Blogger.

Seguidores