Viseu Esquerda

Esta semana o Bloco de Esquerda apresenta Manifesto no Fontelo e Louçã dará comício em Nelas

sábado, setembro 05, 2009
Dia 7 de Setembro, segunda-Feira, será Apresentado pales 10h00 no café da Mata do Fontelo o Manifesto Distrital de Apoio à candidatura do Bloco de Esquerda às Legislativas.
Em Nelas, Francisco Louçã, António Minhoto e o Padre Costa Pinto, darão um Comício no Auditório Municipal de Nelas às 21h30m. Será na quinta-feira, dia 10.
Já no Montebelo, dia 11 decorrerá um debate do JN acerca de segurança com a presença de Helena Pinto.
Read On 0 comentários

Já arrancou o Avante!

sábado, setembro 05, 2009

A festa anual do PCP na Quinta da Atalaia já arrancou. Destaco este ano as presenças de Aldina Duarte, Peste e Sida, Skalibans e os espanhois SKA-P (vídeo) que darão certamente um grande concerto.
Read On 0 comentários

Paulo Portas e o Rendimento Máximo para o CDS/PP

sábado, setembro 05, 2009

Porque querer cortar nos apoios aos mais pobres para gastar 1000 milhões de Euros em submarinos e com o Aval da supostamente poupadinha Manuela Ferreira Leite é uma estupidez. Querem brincar às guerras? Comprem o "Risco" ou uns "Playmobil". Façam uma guerra ao desemprego e ao assalto do colarinho branco à banca e aos contribuintes.
O problema é que as contrapartidas neste caso eram nulas e se o CDS se gaba de gastar pouco nestas eleições também se devia gabar de ter sido dos que mais lucrou na passagem pelo governo. Abel Pinheiro que o diga. Para reflexão.
Read On 0 comentários

Os Potenciais Perigos do Urânio hoje em debate.

sábado, setembro 05, 2009
A "I Conferência Ibérica das Zonas Uraníferas" terá hoje lugar na Biblioteca Municipal de Mangualde, visando discutir entre outros a problemática associada ao abandono a que estão sujeitas as minas de urânio desactivadas e o fardo que carregam os ex-trabalhadores, muitas vezes vetados ao abandono pelas autoridades. Contará com a presença de António Minhoto (candidato do BE à Assembleia da República por Viseu), Soares Marques (Presidente da Câmara Municipal de Mangualde), Marisa Matias (deputada europeia)e diversas associações ambientalistas como a Quercus, AZU, ADENEX, ACCION,MUNN.
Read On 0 comentários

Buraka Som Sistema Hoje na Feira de São Mateus

sábado, setembro 05, 2009

Não é que goste particularmente dos Buraka Som sistema, mas o seu valor é inegável e uma mais valia nesta Feira que se tem revelado tão pobre na oferta cultural/musical, por isso logo, decerto que merecem uma espreitadela.
Read On 2 comentários

Mercado 2 de Maio: Uma Oportunidade Perdida!

sexta-feira, setembro 04, 2009

A Câmara Municipal de Viseu já admitiu que foram cometidos alguns erros de projecto na remodelação do Mercado 2 de Maio e já anunciou que este irá ser intervencionado para colmatar as falhas que tornaram este espaço emblemático da cidade numa coisa que ninguém sabe ainda bem o que é.
Eu acho que foi sobretudo uma oportunidade perdida no que toca à possibilidade de construção de um anfiteatro a céu aberto no centro da cidade que permitisse que os espectáculos programados anualmente para aquele espaço decorressem nas melhores condições acústicas e que os espectadores vissem e ouvissem na perfeição os artistas que ali actuam. O palco concebido para o efeito no projecto de Siza Vieira é manifestamente insuficiente para o efeito, porque tem uma altura mínima e não se previu nada para acomodar os espectadores que assim se têm de contentar com umas quantas cadeiras de esplanada colocadas todas ao mesmo nível e que dificultam imenso uma boa visibilidade sobre o espectáculo.
Os anfiteatros confundem-se há milénios com a própria cultura e são de facto a construção mais óbvia para a apresentação de peças teatrais, concertos de música, declamação de poesia, actividades circenses e as demais utilizações que se possam imaginar ao ar livre.
E isto não é nada de novo, havia-os na Grécia Antiga ou por todo o Império Romano, e continua a havê-los, aqui perto em Vouzela por exemplo, que é aliás um sítio bastante aprazível ou no distante Mogadouro, como se pode verificar na foto anexa.
Mas a moda dos pavilhões multiusos que de tantos usos acabam por não servir para quase nada é mais forte, sendo que não percebo esta necessidade de criar novos centros para a cidade se nem o centro que por estar na zona histórica o é por excelência acaba por ser aproveitado ou potencializado.
Se calhar agora é tarde demais para o fazer, mas se a CMV gastou 2 milhões de euros no Parque de Santiago para acolher a feira semanal e veio agora anunciar que afinal continuará tudo na mesma, não se poderia pensar nesta possibilidade, que se fosse avante até fomentaria só por si a formação de mais companhias de teatro ou bandas de música, através da recuperação do espírito inicial do Viseu Naturalmente que era verdadeiramente uma montra do que de melhor se fazia a nível musical na cidade?
Read On 0 comentários

Parque Radical Continua na Gaveta há 20 anos!

sexta-feira, setembro 04, 2009
Desde o início da década de 90, altura em que entrei para a Alves Martins, que ouço anúncios acerca da construção de um “Skate Park” moderno que satisfizesse as necessidades dos jovens que preferem desportos mais alternativos e que fomentassem a prática de desporto naqueles que não pretendem ser nenhum Ronaldo ou outra estrela da bola.
Entretanto construíram-se dezenas de polidesportivos e campos de futebol sem que se concretizassem as antigas promessas, e até o nome parece despropositado passados quase 20 anos, já que agora se costumam denominar “parques radicais” por englobarem diversas modalidades como o skate, bicicletas, escalada, rappel, slide...
Os anúncios da obra são renovados de 4 em 4 anos em período eleitoral, e o espaço está pensado para o Fontelo há muito. Mas nem sempre o “penso, logo existo” é um facto, e como tal a gaveta na qual se encontra arrumado o projecto encontra-se fechada e provavelmente ninguém sabe da chave, e os jovens têm que se remediar com as rampas mais ou menos toscas e deterioradas (mas construídas com o suor de muitos praticantes) que se encontram no parque da cidade.
Fica a sugestão e se quiserem um excelente exemplo no que toca a escalada, BTT, slide e rappel olhem para o vizinho Bioparque do Pisão, porque a Ecopista, por muitas utilizações que lhe queiram atribuir, como a da escalada, não preenche os requisitos mínimos para estas actividades.
Read On 0 comentários

Viseenses Insatisfeitos com SMAS

sexta-feira, setembro 04, 2009
A DECO publicou um estudo que revela os níveis gritantes de insatisfação dos viseenses relativamente ao SMAS no que toca à relação preço/qualidade da água fornecida.

Fernando Ruas, que preside desde 1990 ao Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento deve ter ficado com as orelhas a arder, e não se admirem se receberem um telefonema da empresa municipal a questionar as pessoas relativamente aos serviços disponibilizados. Será que se adivinha um “contra-inquérito” para refutar estes dados?
Certo é que desta feita este estudo não irá ser visto nos “muppies” espalhados pela cidade, ao contrário do que aconteceu quando um outro estudo da DECO colocou Viseu no topo das cidades com mais qualidade de vida...
Read On 0 comentários

Sócrates recusa inaugurar funicular!

sexta-feira, setembro 04, 2009
Depois de sucessivos adiamentos lá se apontou o dia 6 de Setembro como a data da possível inauguração do Funicular, mas o convite dirigido ao Primeiro-Ministro para a festarola foi recusado por motivos de agenda, o que levou a novo... adiamento. Quem não gostou foi Fernando Ruas que anda em pulgas para que este seja inaugurado "em tempo útil" (que em bom português é antes das eleições), mesmo que isso aconteça sem ninguém cortar a fita. Fica a questão: então se a segurança das pessoas ainda não estava assegurada (e não está porque ainda ontem lá passei e faltam concluir algumas coisas) como é que o presidente queria inaugurar o dito anteriormente?
Read On 0 comentários

Entevista de Maria da Graça Pinto, candidata do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Viseu ao Jornal do Centro

sexta-feira, setembro 04, 2009

A candidata do BE à CMV propõe-se colorir uma cidade que vive muitas vezes a preto e branco e em que a obra é maioritariamente de fachada. Ler entrevista aqui.
Read On 0 comentários

Ainda o HI5 de Fernando Ruas...

quinta-feira, setembro 03, 2009

O melhor é a citação de Kennedy; "Podem enganar-se alguns durante algum tempo". Pois podem,durante mais ou menos 20 anos!
E a todo do presidente, que mais parece um gráfico da bolsa:
Read On 1 comentários

Feira Semanal: A inversão total da lógica!

quinta-feira, setembro 03, 2009

O presidente da Câmara Municipal de Viseu recuou na decisão de transferir a feira semanal para o futuro Parque Urbano da Radial de Santiago, recinto construído há um ano para esse efeito. Segundo o autarca, os viseenses gostaram bastante do novo espaço e como tal irá colocar outro tipo de mobiliário urbano, árvores e iluminação. Afinal Fernando Ruas sempre vai ouvindo as pretensões das pessoas, e ainda bem, porque por este andar, a feira que se realizava antigamente na Praça D. Duarte e Praça da Erva (actual Largo Pintor Gata) ainda acabava daqui a uns anos deslocada para o monte de Santa Luzia! Eleições a quanto obrigas!?

Obrigas a 2 milhões de euros, desperdiçados num espaço projectado e concebido para albergar uma feira com as características particulares deste tipo de certames e que agora será transformado num espaço de lazer. É a inversão completa da lógica que deveria reger estas construções: primeiro faz-se a obra, depois logo se vê para que é que serve.

Escutasse Fernando Ruas primeiro as populações, evitava-se desde logo que se tentasse transferir a feira para lá da circunvalação, optando antes por requalificar o actual local através da plantação de árvores, pavimentação adequada, demarcação do terreno, construção de novas casas-de-banho, colocação de mais caixotes do lixo, postos de reciclagem e um compactador. E evitava-se porventura também as já anunciadas intervenções no Mercado 21 de Agosto e no Mercado 2 de Maio que poucos anos passados sobre a inauguração, se vêm na necessidade de ser repensados por nunca se terem adequado às funções para as quais estavam destinados, o que de resto sempre foi evidente para a generalidade das pessoas e comerciantes.

A democracia participativa não pode ser entendida como um entrave ou um empecilho que esvaziaria de poder as autarquias, tem antes de ser vista como uma forma de envolver as pessoas directamente na construção dos projectos, auscultando as suas reais necessidades, dando aos cidadãos a oportunidade de ter voz naquilo que ditará o futuro da cidade.

E isso também passa pela aprovação na Assembleia Municipal de medidas como o Orçamento Participativo ou o alargamento do tempo e do número de intervenções cidadãs, propostas que têm sido chumbadas reiteradamente pela maioria social-democrata e apresentadas pelo Bloco de Esquerda ao longo dos últimos 4 anos.
Read On 1 comentários

Taxas Moderadoras na Polícia Municipal?

quinta-feira, setembro 03, 2009
Os porteiros da Feira de São Mateus querem obrigar as pessoas que se deslocam à Polícia Municipal a pagar bilhete?

Jorge Carvalho apontou a entrada de serviço da expovis como solução e disse ao Diário de Viseu que "A única coisa que nós pedimos é um pouco de colaboração por parte da polícia, no sentido de que os agentes acompanhem depois as pessoas outra vez até à saída depois de tratarem dos seus assunto, no entanto, isso não tem acontecido"
Porque não um cão-guia também?
Read On 0 comentários

Para quando um Parque de Campismo Municipal?

quarta-feira, setembro 02, 2009
Em Viseu a oferta hoteleira elitiza-se a passos largos. É a Pousada do grupo Pestana, a constelação galáctica da Visabeira, são os resorts de 5 estrelas na Aguieira... Enquanto isso, continuamos certamente a ser a única capital de distrito sem um mísero parque de campismo! A CMV já deve ter pensado no assunto e decidido: acampar? Se estás à míngua de dinheiro o que raio vens para aqui fazer de qualquer maneira? Gostas de um salutar convívio com a natureza? Então vai para o Pisão que lá a oferta é quase imbatível! Quem quiser continuar a fazer férias apesar da crise, nem que sejam low-cost, e decida passar aqui pelo burgo, depara-se com o ridículo de encontrar o parque fechado sem qualquer sinalética de como encontrar um local próximo onde montar a tenda ou estacionar a caravana... bem, sempre têm aquele relvado diante do Montebelo.
E o argumento de que a Orbitur se foi embora é simplesmente um não-argumento porque se calhar até seria um acontecimento de saudar devido aos preços exorbitantes cobrados por esta empresa! Isto se transformássemos o Parque de Campismo do Fontelo num Parque de Campismo MUNICIPAL, como seria de esperar! Com preços acessíveis e que combinasse a oferta com uma entrada grátis ou com desconto nas piscinas municipais ou um passeio no “comboio” turístico ou outra coisa qualquer que motivasse as pessoas a estacionarem aqui e não nos parques dos concelhos vizinhos. E isto não é novidade, acontece na generalidade do país. Ainda este mês o testemunhei no Mogadouro e em Serpa que têm piscina municipal “incorporada” e permitem que os euros poupados na dormida e recreação se gastem num restaurante da cidade, num bar ou num espectáculo, ou seja, criam mais valias à economia das respectivas cidades, que no meu caso particular só mereceram uma estadia mais prolongada pelo facto de terem os tais parques acessíveis e com boas condições, senão rumaria para outras paragens.
E isto com o dinheiro deuma modesta rotunda...
Read On 0 comentários

Fernando Ruas Volta ao tribunal!

quarta-feira, setembro 02, 2009
Fernando Ruas voltou ao tribunal, saindo vitorioso desta feita. A podridão é tal e a cultura do "tacho" e da cunha á tanta que na CMV há funcionários que já se julgam no direito de exigir lugares para a filha, o primo, o sobrinho, o irmão, a mãe, o pai, o amigo e o conhecido!
Apesar de tudo, o juíz censurou "a câmara por várias irregularidades na admissão de pessoal"... Provado ou não, existe nesta cidade alguém que não conheça este fenómeno da cunha? Desde o concurso para auxiliares aos lugares para engenheiros ou colocação de professores? Se há, que me diga para saber em que planeta vive. Está excluída desde já a Alice no país das maravilhas.
Read On 0 comentários

Apesar de parado, o descarrilamento do funicular é cada vez mais evidente

quarta-feira, setembro 02, 2009
Nem preciso de escrever muito acerca do funicular porque o que já se escreveu e fotografou falam por si.
Read On 1 comentários

A fachada eleitoral de Fernando ruas continua... agora na Web!

quarta-feira, setembro 02, 2009
Fernando Ruas continua um adepto fervoroso das obras de FACHADA: agora na Web, onde os amigos são tão virtuais que nem sequer existem. Continuam as Bazookadas certeiras! Mais palavras para quê?
Read On 0 comentários

Quando os títulos valem mais do que as pessoas...

quarta-feira, setembro 02, 2009
Nas candidaturas autárquicas, a grande novidade em Viseu vem do CDS/PP. Enquanto os outros partidos apresentam pessoas nas suas listas, os populares optaram por apresentar títulos: Doutores e Engenheiros. Em 1º lugar o Dr. Francisco Mendes, em 2ª o Dr. Jorge Azevedo... Mas mais do que popular isto é parolo e provinciano q.b., mas tod@s sabemos o quão importante é para certa gente ser tratada assim. Primeiro o título, depois a pessoa. Parece que o velho sangue azul ainda percorre muitas veias do burgo, uma combinação perfeita com a cor dos outdoors populistas (e não populares) com que o CDS nos tem brindado.
É por isso que aquela história do Paulinho das feiras não cola, por mais aberta que esteja a camisa do homem... porque os Sr. Dr. e Sr. Eng. não vão comprar à feira, vão à Lacoste e à Tommy... E até os feirantes já abriram os olhos para a falácia do discurso de Paulo Portas: andar a verborrear constantemente acerca daqueles que usufruem do RSI e depois ir para as feiras com aquele sorriso impecavelmente branco é fazer das pessoas estúpidas porque é exactamente lá que se encontram muitos dos que usufruem desse mesmo apoio... enfim. Combater a fraude é uma coisa, agora malhar constantemente nos mais pobres só porque o são é outra. É claro que existem situações que necessitam de fiscalização, tal como nos direitos laborais das pessoas, nos crimes ambientais ou especulativos... mas uma coisa é certa: ABUSUS NON TOLLIT USUM. O facto de ter ocorrido abuso não deve prejudicar o uso, isto é, não é pelo facto de haver pessoas que circulam a 200 Km/h na auto-estrada que se devem acabar com as mesmas. Talvez no mundo demagógico do Dr. Paulo Portas seja assim, mas daí à realidade há um abismo.
Mas por mim fico contente. Se esta lista ganhar, sempre teremos alguém que nos trate da saúde, resta saber se num hospital público ou numa clínica privada... E a obra, essa virá decerto com tanta engenharia política.
Fica aqui a lista da nobreza popular:
1- Dr. Francisco Mendes da Silva – Advogado;
2- Dr. Jorge Azevedo – Professor, Presidente do Conselho Geral Transitório do
Agrupamento Vertical de Escolas de Ferreira de Aves;
3- Dra. Magda Figueiredo – Advogada;
4- Dr. Pedro Maria Peixoto – Advogado;
5- Dra. Lisete Martins – Bancária;
6- Eng.º Amadeu Fernandes – Engenheiro Mecânico e Gestor de Empresas;
7- Dr. Bruno Andrade – Economista, Director do Serviço de Compras e Património
do Hospital de São Teotónio;
8- Dra. Rita Castro Lopes – Técnica de Relações Internacionais; Membro do Gabinete de Relações Internacionais do Instituto Politécnico de Viseu;
9- Dr. Tomás Canto Moniz – Gestor de Empresas.
Read On 1 comentários

“Dias Loureiro e a Porta Secreta”, um remake do filme de animação 3D?

quarta-feira, setembro 02, 2009

Por cá estreou a semana passada “Dias Loureiro e a Porta Secreta”, um remake do filme de animação 3D “Coraline e a Porta Secreta” em que as pessoas que passassem para lá da tal porta tinham que coser os olhos com uns botões. Neste remake nacional de muito má qualidade, apesar dos efeitos 3D serem bem mais reais do que o original, em vez de coser olhos (tema esquisito para um filme infantil) o ex-ministro PSD tentava antes vendá-los, nomeadamente os da Polícia Judiciária que descobriu o esconderijo, que nas palavras de Dias Loureiro não passava de um lugar da sua casa “mais esconso”, o que retira a carga pejorativa à palavra “esconderijo” e que o ex-administrador da SLN deve ter aprendido muito provavelmente esta semana a mando do seu advogado...

Os documentos apreendidos foram desvalorizados pelo próprio, até porque a casa tem uma lareira bem grande... Ninguém estranhou haver fumo na chaminé todo o Verão?
Read On 0 comentários

Declaração de Interesse: sou candidato à Assembleia Municipal de Viseu pelo Bloco de Esquerda

quarta-feira, setembro 02, 2009
No regresso ao nosso querido burgo, impõe-se uma declaração de interesses: sou candidato à Assembleia Municipal de Viseu pelo Bloco de Esquerda. Contudo, as opiniões aqui manifestadas são pessoais (e transmissíveis!) podendo ir de encontro ou não com as posições oficiais do bloco. Fica a nota, para que não haja nenhum mal-entendido.
Read On 0 comentários

Blogues

Marcadores

Arquivo do blogue

O Melhor da Informação em pt

Stay Rude, Stay Rebel

Stay Rude, Stay Rebel
Stay rude against facist regimes, Stay rebel against politicians dreams, Stay rude and fight back injustice, Stay rebel against racial prejudice, Stay rude and stay cool, Stay rebel be nobodys fool, Stay rude against any command, Stay rebel take your life in your hand, Sharpskins remember their roots, Think with their brains not with their boots...

Author

E porque a democracia não se esgota na política e a cidadania no voto, este espaço está aberto a tod@s @s que queiram contribuir! Seja um texto ou uma imagem, um vídeo ou uma música, um poema ou um disparate!

Podem enviar para:Viseuesquerda@gmail.com


Text Widget

Text Widget

Com tecnologia do Blogger.

Seguidores