Viseu Esquerda

As irritações de Ruas. A democracia é uma chatice!

quinta-feira, novembro 26, 2009


Para os caciques, a democracia é uma chatice. Nem com 62% dos votos se consegue calar a oposição. Não há direito. Uma vergonha. Numa cidade onde tudo é perfeito, ainda há quem consiga embirrar com as opiniões, juízos e projectos do presidente que (qual palavra divina) acabam sempre por ser lei. Os vereadores acabam por estar lá apenas para fazer figura de corpo presente, ou para cumprir a mal fadada lei das cotas que obriga as "donas de casa" a ir para a política. Não peça é o mesmo aos deputados municipais da oposição. Para acólitos bastam os presidentes de junta.

No mundo perfeito do nosso querido presidente Fernando Ruas, a oposição serviria apenas para lhe dar palmadinhas nas costas, para o aplaudir pelo magnífico trabalho, para o entronizar e engrandecer. Agora apresentar ideias e projectos próprios é que não. Se o presidente ainda não pensou num qualquer assunto, é porque ele não existe. Se a oposição divergir da opinião dos absolutistas do quero, posso e mando, é porque apenas quer denegrir a nossa bela cidade. Aliás, a maior garantia de que um projecto não vai para a frente, é ser a oposição a apresentá-lo. Imaginem que num momento de loucura temporária, alguém do PS, CDS ou BE sugerisse há uns meses a criação de uma praia fluvial. Essa seria sem dúvida a melhor maneira de impedir o avanço do projecto. Seriam logo apelidados de fantasiosos ou inconsequentes.

"Nós aceitamos propostas, mas não aceitamos reprimendas deste género" diz o presidente sobre as intervenções dos deputados da Assembleia Municipal de Viseu. Os slogans bonitos de que "Viseu somos todos nós", o sorriso dos cartazes de campanha, plástico e plastificado, cairam ao primeiro contacto com a realidade da democracia. Para o presidente as propostas são um "desplante", apenas porque vieram da oposição. Triste visão esta da vida democrática. Triste figura faz ao querer para si toda a vaidade e todo o saber. O maior ignorante é aquele que pensa que tudo sabe.

Parece que a democracia é uma chatice e passados vinte anos na vida política, ainda há quem não tenha percebido o seu espírito e essência. Talvez seja um homem fora do seu tempo, não por ser visionário, mas por parecer mais um presidente da velha senhora...
Até 2013. Isto se as previsões catastróficas de Hollywood não arrasarem com isto tudo antes!
Read On 0 comentários

“O Sentir dos Sentidos e o Viver das Vivências” - Jovens da APPC apresentam Domingo livro na FNAC

quarta-feira, novembro 25, 2009
Porque estes jovens merecem, porque o os responsáveis do Grupo de Jovens do Núcleo Regional de Viseu da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral têm feito um trabalho meritório, domingo apareçam na FNAC do Palácio do Gelo às 16h para a apresentação do "livro de narrativas de vida intitulado “O Sentir dos Sentidos e o Viver das Vivências”onde jovens com deficiência contam a sua história de vida, surgiu da necessidade de dar a conhecer um pouco da vida de muitos jovens ditos “diferentes” aos olhos da sociedade, e assim enriquecer e possibilitar a outros cidadãos conhecerem as dificuldades que os jovens ditos “diferentes” passam para se afirmarem como cidadãos de plenos direitos."
Read On 0 comentários

E.U.A. recusam proibição de minas terrestres - isto sim é terrorismo!

quarta-feira, novembro 25, 2009

Mais uma vez, os EUA recusarão a moratória que proíbe a fabricação de minas terrestres e assinada pela quase totalidade das democracias. A indústria de próteses agradece... Qual o propósito de uma arma que visa apenas mutilar? Qual o interesse de uma democracia em continuar a produzir estes engenhos que aterrorizam as populações, que destroem por dezenas de anos as possibilidades de recuperação económica dos países saídos da guerra, que arrasam as hipóteses de os já pobres povos cultivarem os campos agrícolas semeados por este terrorismo hipócrita dos cifrões da indústria de armamento?
Se querem minas, plantem-nas nos jardins da casa branca!
Read On 0 comentários

Vídeo: A máfia dos recibos verdes interessa afinal a quem? A ver...

segunda-feira, novembro 23, 2009

Reza o vídeo que "se todos tivéssemos contrato de trabalho o mundo não seria perfeito, mas seria mais justo". Bem mais justo acrescento eu. Mas quem é que inventou esta coisa absurda? Quem beneficia com isto? O que diferencia afinal a prestação de serviços de um contrato de trabalho se as pessoas fazem rigorosamente a mesma coisa, a não ser o atropelo à dignidade das pessoas?

A nova ministra do trabalho já veio afirmar a necessidade da "flexisegurança": flexibilidade para os trabalhadores, segurança para os patrões. Entretanto agrava-se a desigualdade entre os mais ricos e os mais pobres e Portugal já é campeão neste pernicioso campeonato da OCDE. Na France Telecom as medidas já resultaram em 25 suicídios! Vinte e Cinco Porra! E quantas tentativas falhadas? E quantos homens e mulheres desesperados? Pais e mães que se vêm obrigados a deslocar de cidade em cidade, de mês a mês, para satisfazer o ego e ganância de meia dúzia de empresários e accionistas sem escrúpulos para com a vida humana? Porquê e para quê?

Para competir com a China? Para que os novos milionários, que não criam emprego pois só investem em duvidosas alavancagens de produtos financeiros, que não criam riqueza para o país porque as mais valias bolsistas não são taxadas e quando o são migram os lucros para os off-shores, se pavonearem com as férias no Dubai ou o novo carro de luxo?

Entretanto cresce a dívida à segurança social destes pobres trabalhadores a recibos verdes. Daí quatro associações se terem juntado e lançado uma petição: "Recibos Verdes - Antes da dívida temos direitos". Assinem. É o mínimo!

Read On 0 comentários

Não é a "Face Oculta", mas sim um "Corpo Oculto". E bem mais ESPECTACULAR!

segunda-feira, novembro 23, 2009
Há por aí quem se oculte por saber que os seus negócios obscuros não rimam com a legalidade e honestidade exigida a todos os cidadãos, sobretudo quando em cargos públicos da República. Mas também há quem se oculte apenas para demonstrar as infinitas possibilidades e caminhos da arte e da estética.
Liu Bolin é um deles, e fá-lo de forma espectacular. Então a última imagem é simplesmente deliciosa. Talvez uma metáfora da influência de Jorge Coelho nos projectos para as grandes obras anunciadas pelo governo... Não se vê, mas é certo que faz parte da engrenagem!

Um contributo de H.S.








Read On 0 comentários

Quando o Lixo se transforma em Arte!

segunda-feira, novembro 23, 2009

Hoje existem 1001 possibilidades de reciclar o lixo, desde os já tradicionais ecopontos à compostagem. Claro que ainda existem uns quantos seres abjectos que o preferem depositar no mato ou baldio mais próximo, e daí a excelente iniciativa do Limpar Portugal.
Agora transformar lixo em arte não é para todos, e assim o que é lixo para uns é uma óptima matéria-prima para outros, tais como Tim Noble, Sue Webster ou do recentemente falecido Shigeo Fukuda. Ficam aqui algumas imagens.





Read On 0 comentários

Blogues

Marcadores

O Melhor da Informação em pt

Stay Rude, Stay Rebel

Stay Rude, Stay Rebel
Stay rude against facist regimes, Stay rebel against politicians dreams, Stay rude and fight back injustice, Stay rebel against racial prejudice, Stay rude and stay cool, Stay rebel be nobodys fool, Stay rude against any command, Stay rebel take your life in your hand, Sharpskins remember their roots, Think with their brains not with their boots...

Author

E porque a democracia não se esgota na política e a cidadania no voto, este espaço está aberto a tod@s @s que queiram contribuir! Seja um texto ou uma imagem, um vídeo ou uma música, um poema ou um disparate!

Podem enviar para:Viseuesquerda@gmail.com


Video Esquerda

Loading...

Text Widget

Text Widget

Com tecnologia do Blogger.

Seguidores