Viseu Esquerda

A Capa e a Batina – O Conservadorismo enquanto pura APARÊNCIA


A Semana Académica começou. O Cartaz, uma pobreza Franciscana. A Benção das Pastas, cerimónia evocativa do seu arranque oficial, uma afronta à Igreja. Percebe-se o primeiro. Há anos afundada em dívidas a FAV optou pelo seguro: afinal, quase que até se podia colocar simplesmente uma playlist a ecoar pelo pavilhão. E quase ninguém se daria conta, nem sequer se incomodaria, houvesse sempre aberta a destilaria… Não se percebe o segundo. A desconsideração pela celebração da eucaristia a que cada um assiste voluntariamente, é uma evidente contradição pelo respeito à "tradição" que cada um ostenta através do traje e que cada um exige, quando desempenha o mui nobre papel de Doutor perante o praxado… Lembrasse-se o bispo, de reprimendas semelhantes às que os ditos senhores, infligem sobre os seus subordinados aquando estes, pobres caloiros, acéfalos e coitados, chegam à Universidade e precisam de ser… ensinados. Um regabofe!

Graças a Deus, sou Ateu. Mas não vou "cuspir" para igreja, sobretudo quando sou um convidado ou mais grave ainda, o motivo pelo qual se celebra ali a pomposa cerimónia.

Se é enfadonho, sempre têm o simplex: é benzer as pastas via facebook! Aposto que a Santa-Sé encontrará maneira de encaminhar a mensagem ao divino. A desadequação de uma Benção das Pastas numa semana Académica é tão grande que dá nisto.

E saúdo ainda o Diário de Viseu pelo uso da fina ironia para relatar o incidente, isto apesar de perante os poderes instituídos ser do mais subserviente... Reza o jornal que “pelo menos as garrafas de litro e meio de vinho - mais ou menos escondidas debaixo das capas - não foram abertas durante a cerimónia”. Mas isto não é ironia, é pura grosseria – não saberá o sr. Jornalista que o sangue de Cristo está reservado ao Padre???
1 comentários:

Caro Daniel Nicola.

Mais uma vez tem toda a razão... Durante o meu percurso académico nunca gostei muito dos "Morcegos" e pior dos "Doutores" que se assumem com representantes da tradição e da praxe (relativamente à tradição e praxe fora de Coimbra acho absurdo mas isso daria outro artigo).
Não usei traje, devido ao facto de ser Ateu, não participei da bênção e queima das fitas. Mas também não fui "cuspir no chão" de casa alheia... isso é pura má educação.
Da proxima vez senhores "doutores" um bocadinho de decoro não faz mal.
AnónimoBastanteConhecido


Enviar um comentário

Não serão aceites comentários em linguagem beirã*! Para isso visite www.fernandoruas2009.pt! (*insultuosa, mentecapta)

Blogues

Marcadores

O Melhor da Informação em pt

Stay Rude, Stay Rebel

Stay Rude, Stay Rebel
Stay rude against facist regimes, Stay rebel against politicians dreams, Stay rude and fight back injustice, Stay rebel against racial prejudice, Stay rude and stay cool, Stay rebel be nobodys fool, Stay rude against any command, Stay rebel take your life in your hand, Sharpskins remember their roots, Think with their brains not with their boots...

Author

E porque a democracia não se esgota na política e a cidadania no voto, este espaço está aberto a tod@s @s que queiram contribuir! Seja um texto ou uma imagem, um vídeo ou uma música, um poema ou um disparate!

Podem enviar para:Viseuesquerda@gmail.com


Text Widget

Text Widget

Com tecnologia do Blogger.

Seguidores