Viseu Esquerda

Viseu: Nova Universidade ou Melhor Ensino Superior?

As vantagens do Ensino Superior numa cidade não se podem esgotar nem na especulação imobiliária /mercado de arrendamento nem no patrocínio de duas semanas por ano de académicas bebedeiras, que também são necessárias pois está claro!

Vejo assim com muitos bons olhos a criação recente de uma Linha Verde de Apoio ao Estudante totalmente grátis (800 103 002) e a construção de um Canil/Gatil na Escola Superior Agrária que tanta falta fazia a um sector que por cá, à excepção do Cantinho dos Animais, se encontra totalmente privatizado, praticando preços incomportáveis para a generalidade dos donos de animais domésticos. E espero que este seja o passo definitivo para uma maior sinergia entre a comunidade escolar e a cidade. Porque é pena constatar que o planeamento do tráfego e respectiva sinalização esteve a cargo da Universidade de Aveiro, que a melhor obra acerca da Mata do Fontelo seja também da autoria de docentes da UA e por aí adiante.

As bases do PSD que sustentaram a “Mudança” propalada por P. Passos Coelho já começaram a cobrar o seu apoio. Por cá volta à baila a construção de uma Universidade Pública e PPC já prometeu atender ao pedido, ao mesmo tempo que se senta hoje com Sócrates para estancar a hemorragia orçamental e o despesismo público. Já Fernando Ruas, o presidente eterno, não conseguiu trazer ou incentivar a vinda para o coração do país de nenhuma empresa que absorvesse, por pouco que seja, os melhores cérebros e os alunos mais capazes que anualmente se vêm obrigados a migrar e emigrar para outras paragens e a realizarem estágios curriculares muitas vezes totalmente desadequados às habilitações. Entretanto vai chegando areia para os olhos aos camiões. O Povo regozija-se, só falta o mar, e talvez não houvesse limitação de mandatos, quiçá o Sr. Presidente conseguisse tal façanha.

Mais do que uma nova Universidade, o que se deve exigir é melhor Ensino Superior, sem populismos. Afinal é no PSD que se afirma “não se construírem universidades como se constroem tascas”.
1 comentários:

Bom dia,

Tive a oportunidade de estudar, várias temáticas em vários graus, em 4 universidades (Universidade Nova de Lisboa, Universidade de Lisboa, Universidade de Haia, Universidade Católica Lisboa) recomendo todas dependendo das áreas de estudo. Simplesmente adorei à sua maneira todas elas.

Sempre considerei que em Viseu (e no interior em geral) falta ensino de qualidade, e na qualidade incluo a própria cultura de exigência. Mas não creio que a criação de mais um Universidade (neste caso em Viseu) resolva o problema.
Antes de criar a universidade terá de haver um corpo docente de elevada categoria disponível, os cursos terão de ser actuais, exigentes, terá de existir uma forte ligação com a sociedade civil e agentes económicos, para não ser apenas mais uma no meio de centenas e mesmo assim considero difícil a criação de uma universidade que se diferencia das demais.

Porque não apostar na criação de um instituto de estudos avançados (pós-graduações, Mestrados, Doutoramentos e pós-doutoramentos) de nível nacional, partindo da união entre os politécnicos da Guarda, Viseu, Castelo branco e das Universidades de Coimbra, Aveiro e Católica?
E quem sabe de mais Universidades do Pais como do Porto e as Várias de Lisboa.
Creio que um instituto de estudos avançados seria uma ideia que teria mais viabilidade para o país, visto que poderia proporcionar um aumento de conhecimentos a vários licenciados sendo mais útil, para a sociedade e a região, que uma nova universidade com mais do mesmo.




Cumprimentos,

AnónimoBastanteConhecido.


Enviar um comentário

Não serão aceites comentários em linguagem beirã*! Para isso visite www.fernandoruas2009.pt! (*insultuosa, mentecapta)

Blogues

Marcadores

O Melhor da Informação em pt

Stay Rude, Stay Rebel

Stay Rude, Stay Rebel
Stay rude against facist regimes, Stay rebel against politicians dreams, Stay rude and fight back injustice, Stay rebel against racial prejudice, Stay rude and stay cool, Stay rebel be nobodys fool, Stay rude against any command, Stay rebel take your life in your hand, Sharpskins remember their roots, Think with their brains not with their boots...

Author

E porque a democracia não se esgota na política e a cidadania no voto, este espaço está aberto a tod@s @s que queiram contribuir! Seja um texto ou uma imagem, um vídeo ou uma música, um poema ou um disparate!

Podem enviar para:Viseuesquerda@gmail.com


Text Widget

Text Widget

Com tecnologia do Blogger.

Seguidores