Viseu Esquerda

Fernando Ruas: Entrevista Matinal na SIC e Medalha Vespertina em Belém!

O presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses foi hoje a Lisboa. Entrevista na SIC e Medalha em Belém. Afinal hoje é o Dia da Autonomia do Poder Local, e vetada a Regionalização, cabe hoje aos municípios e juntas de freguesia o contacto mais próximo com as realidades quotidianas dos cidadãos. Daí a condecoração à Associação dos Municípios Portugueses com o grau de Membro Honorário da Ordem do Infante D. Henrique pelas 15h30 no Palácio de Belém.

Na entrevista de 10m alertou bem para as contradições do governo: não se pode pedir investimento público por parte das câmaras e ao mesmo tempo cortar na admissão de novos funcionários ou substituição daqueles que saem ou se aposentam. São contradições próprias do capitalismo, que há necessidade da poupança, acrescenta a necessidade do consumo desenfreado como se um não anulasse o outro nos cada vez mais pobres orçamentos familiares.

Mas também não se pode exigir mais descentralização apenas para levar avante a teoria política que tem o caciquismo como valor supremo... Descentralização sim, mas só aprofundando as democracias internas. E aí a "vaca torce o rabo", porque em Viseu anda-se a negar há anos medidas como o Orçamento Participativo, o que acaba por afastar ainda mais as populações e a sociedade da discussão pública das políticas e economias locais, exactamente aquilo que Fernando Ruas critica ao poder central... Curiosa foi ainda a proposta de criação de uma entidade fiscalizadora das autarquias que não esteja sob a alçada estatal. Parece que ainda existem ressentimentos após a visita da IGAL à Câmara Municipal de Viseu...


1 comentários:

Corta-se sempre no apoio social...
impressionante, o funicular custou o que custou...

Constroem-se multiusos....
Em Viseu destruiu-se o auditório municipal, pavilhão A e industrial, que tinham actividades, criou-se um grande pavilhão (de tamanho pois a acústica até doí) que só serve para grandes feiras e semanas académica.
(nem vou falar de um Mirita Casimiro sem cartaz regular ou o facto de se deixar o S.Mateus desaparecer... ups falei)

Quando toca ao apoio à Cultura(conceito muito vasto)nada se faz, ou o que se faz têm a ver com compadres, Ferrões e Joões...

Porque que todos temos de ter interesse pelo mesmo? Porque que todos temos que ouvir e gostar do mesmo?

Quanto à IGAL... Vergonhoso, não serve para nada, "quantos casos de condenação?" é esse o problema, todos nós sabemos como são os concursos públicos!

E a inspecção do trabalho? serve de inspecção ao trabalhador.


Enviar um comentário

Não serão aceites comentários em linguagem beirã*! Para isso visite www.fernandoruas2009.pt! (*insultuosa, mentecapta)

Blogues

Marcadores

O Melhor da Informação em pt

Stay Rude, Stay Rebel

Stay Rude, Stay Rebel
Stay rude against facist regimes, Stay rebel against politicians dreams, Stay rude and fight back injustice, Stay rebel against racial prejudice, Stay rude and stay cool, Stay rebel be nobodys fool, Stay rude against any command, Stay rebel take your life in your hand, Sharpskins remember their roots, Think with their brains not with their boots...

Author

E porque a democracia não se esgota na política e a cidadania no voto, este espaço está aberto a tod@s @s que queiram contribuir! Seja um texto ou uma imagem, um vídeo ou uma música, um poema ou um disparate!

Podem enviar para:Viseuesquerda@gmail.com


Text Widget

Text Widget

Com tecnologia do Blogger.

Seguidores