Viseu Esquerda

China e Google em Guerra Aberta!


A China constitui hoje um curioso case-study político: consegue conciliar o pior do comunismo com o pior do capitalismo selvagem. E até acertaram no slogan "um país dois sistemas". Serve para os casos de Hong Kong e Macau, serve para o Comunismo Neo-Liberal.

Em 2006 a Google entrou no esquema. Não no esquema habitual de colocar mão-de-obra quase escrava a produzir bens posteriormente vendidos a peso de ouro no ocidente. Mas até aqui inovaram. A empresa que revolucionou a optimização dos resultados com o seu motor de busca ao ponto de em poucos anos surgir nos dicionários o verbo "to Google" concebeu para a China um sistema de pesquisa censurado em que palavras como democracia, Tibete, Tianamen ou Dalai Lama pura e simplesmente não existem e onde os sites de empresas malvadas como a Disney ou a BBC News estão inacessíveis. Ou seja, aniquilou a principal vantagem do seu produto, a eficácia da busca, em benefício daquilo que imaginou como um dos mercados futuros com mais exponencial de crescimento.O slogan
"Don't be Evil" , esse ficou pela Califórnia.

Mas eis que a Google acorda para a realidade sombria que está a ajudar a construir e afirma peremptória em
comunicado:

"Já não estamos dispostos a continuar a censurar os nossos resultados (das pesquisas)"

É evidente que não foi uma decisão motivada apenas pelo peso da consciência. A Google não percebeu que quando se dá um abraço a uma ditadura, há sempre o risco de se começar a sufocar de tão apertado que é.

Foi o que aconteceu. Proveniente da China, a Google detectou
“um ataque sofisticado e direccionado” de piratas informáticos às contas de email de activistas dos direitos humanos chineses. Apesar de não ter confirmado a tese de espionagem por parte do governo chinês, a Google decidiu acabar com a censura nos seus motores de busca. Quem é que de resto estaria interessado em violar correspondência dos activistas que não a própria ditadura, que conta já com dezenas de presos políticos por delitos de opinião na internet?

Estes ataques “combinados com outras tentativas, nos últimos anos, para limitar a liberdade de expressão na Internet, fizeram-nos concluir que deveríamos rever a exequibilidade das nossas operações na China” acrescenta a Google. Na China ou em qualquer outro lugar do mundo onde os direitos humanos não estejam minimamente acautelados. Para a história, fica a lição.



imagem:
http://www.informationisbeautiful.net/
0 comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentários em linguagem beirã*! Para isso visite www.fernandoruas2009.pt! (*insultuosa, mentecapta)

Blogues

Marcadores

O Melhor da Informação em pt

Stay Rude, Stay Rebel

Stay Rude, Stay Rebel
Stay rude against facist regimes, Stay rebel against politicians dreams, Stay rude and fight back injustice, Stay rebel against racial prejudice, Stay rude and stay cool, Stay rebel be nobodys fool, Stay rude against any command, Stay rebel take your life in your hand, Sharpskins remember their roots, Think with their brains not with their boots...

Author

E porque a democracia não se esgota na política e a cidadania no voto, este espaço está aberto a tod@s @s que queiram contribuir! Seja um texto ou uma imagem, um vídeo ou uma música, um poema ou um disparate!

Podem enviar para:Viseuesquerda@gmail.com


Text Widget

Text Widget

Com tecnologia do Blogger.

Seguidores