Viseu Esquerda

Bloco Acampou no Rossio em frente à CMV!


O Bloco de Esquerda acampou hoje literalmente diante da Câmara Municipal de Viseu para levantar alguns problemas e questões que têm ficado arredados da discussão e da campanha dos maiores partidos, mas que julgamos serem de grande importância para os jovens e generalidade das pessoas.

A inexistência de um Parque de Campismo, de um Parque Radical, de um Auditório Municipal, de pontos de acesso à internet sem fios, de transportes públicos nocturnos, a denúncia da propaganda na página destinada aos turistas do site da Câmara Municipal, d e a proposta de ligação dos STUV à Estação da CP em Mangualde foram os temas "esmiuçados" nesta original iniciativa. Vê em baixo os 7 temas abordados e as nossas propostas para uma cidade de tod@s. Porque "Viseu somos Todos Nós"!

Parque de Campismo:

O sector do alojamento em Viseu tem sido marcado nos últimos anos com aberturas em catadupa de Resorts, Pousadas e Hotéis de 5 estrelas. Contudo continua sem haver um espaço que acomode um segmento do mercado turístico que não é de todo menosprezável , constituído por campistas e caravanistas que antes de se deslocarem para determinado local verificam a existência ou não de condições que permitam a sua estadia, sendo que se a resposta for negativa é certo que rumarão para outras paragens.Por isso impõe-se a criação de um Parque de Campismo Municipal. O espaço existe e tem um bom enquadramento, com sombras q.b., variedade na oferta de equipamentos desportivos , piscinas e espaços verdes aprazíveis. Não há razão nenhuma para que continuemos nesta situação nada dignificante.

Parque Radical:

A construção de um "Skate Park" moderno que satisfizesse as necessidades dos jovens que preferem desportos mais alternativos e que fomentassem a prática do desporto nos respectivos praticantes é uma reivindicação que vem desde 1988! Entretanto construíram-se dezenas de polidesportivos e campos de futebol sem que se concretizassem as antigas promessas, e até o nome parece despropositado passados quase 20 anos, já que agora se costumam denominar "Parques Radicais" por englobarem diversas modalidades como o Skate, BMX, Inline, Basquete de Rua, Escalada, Rappel, Slide... Os anúncios da obra são renovados de 4 em 4 anos em período eleitoral, e o espaço está pensado para o Fontelo há muito. Em Setembro foi publicado novo concurso devido aos sucesivos erros da autarquia que têm adiado a obra. Será desta?

Mata do Fontelo:

Se queremos para Viseu o título de “Cidade Jardim” não é descurando aquilo que faz do Fontelo um ex-líbris da cidade, ou seja, a diversidade e a quantidade de árvores (algumas centenárias) e vegetação que nele se encontram, que se valoriza o mesmo. Apesar de se terem construído alguns equipamentos desportivos em seu redor, a nobreza daquele espaço mantém-se através da preservação do património existente, a introdução de novas espécies, envolvendo a Escola Superior Agrária e outras entidades locais; pela catalogação e sinalização das árvores; pela criação de percursos interpretativos; plantação de hortas pedagógicas para os mais jovens; criação de um mini-anfiteatro para pequenos espectáculos de teatro, dança ou outro.

Auditório Municipal:

Após a demolição do auditório situado na feira de São Mateus, Viseu ficou órfão de um espaço polivalente onde as associações culturais possam organizar eventos de pequenas e médias dimensões como concertos a um preço razoável. O custo do aluguer do pavilhão multi-usos é incomportável para a maioria delas. Quer pela dimensão do espaço, quer pelo preço do aluguer. O futuro CAEV também não responderá a este problema. Falta também um espaço onde os jovens artistas possam praticar sem ter de pagar aluguer.

Pontos de Acesso sem fios à Internet:

A Câmara Municipal tem cedido alguns espaços com pontos de acesso à internet. Contudo, e com o cada vez mais rápido desenvolvimento das novas tecnologias, impõe-se a criação de diversos pontos de acesso sem fios à internet nos espaços públicos mais frequentados de uma cidade que se quer moderna e nos centros de todas as freguesias.

CMV na Web 2.0:

Para que a democracia não se afaste cada vez mais dos cidadãos o BE propõe que as sessões da Assembleia Municipal sejam transmitidas em directo via internet e que haja informação atempada sobre as reuniões dos órgãos autárquicos e eventos a decorrer. O Sítio na Internet da Câmara Municipal é uma lástima e lançamos o desafio. Visite a página destinada aos “Visitantes” da cidade. Mais parece um espaço de propaganda, e desactualizado. Informações de 2007 e links para as obras de requalificação dos Bairros de Paradinha, Balsa, 1º de Maio ou Municipal que nada interessam aos turistas. Nos links para as freguesias a única informação é o nome do pároco e o horário da missa dominical. Muito Pouco para uma cidade que se quer afirmara nível nacional!

STUV - Horários Nocturnos e Ligação à Estação de da CP em Manugualde:

Os horários praticados na ligação à estação da CP mais perto da cidade não servem de todo e afastam muitos deste importante meio de transporte. Enquanto PS e PSD continuam a disputa sobre quem tem feito menos para devolver à cidade o comboio, o BE propõe que a STUV faça ligações regulares com horários eficientes entre Viseu e Mangualde para suprir esta falha. Outro ponto serão os transportes públicos nocturnos para os trabalhadores das grandes áreas comerciais, para o cada vez maior número de estudantes do nocturno em diversas escolas da cidade e para os jovens que nas noites de fim de semana se deslocam ao centro da cidade e não têm alternativa para o regresso a casa.

Dia 11 de Outubro o voto útil é no Bloco de Esquerda, é o voto numa Esquerda de Confiança!
1 comentários:

está a fazer muito pelo bloco, a dar o teu melhor. és sem duvida o maior e melhor "bloquista" os ultimos tempos!
continua assim, I'm proud of you.


Enviar um comentário

Não serão aceites comentários em linguagem beirã*! Para isso visite www.fernandoruas2009.pt! (*insultuosa, mentecapta)

Blogues

Marcadores

O Melhor da Informação em pt

Stay Rude, Stay Rebel

Stay Rude, Stay Rebel
Stay rude against facist regimes, Stay rebel against politicians dreams, Stay rude and fight back injustice, Stay rebel against racial prejudice, Stay rude and stay cool, Stay rebel be nobodys fool, Stay rude against any command, Stay rebel take your life in your hand, Sharpskins remember their roots, Think with their brains not with their boots...

Author

E porque a democracia não se esgota na política e a cidadania no voto, este espaço está aberto a tod@s @s que queiram contribuir! Seja um texto ou uma imagem, um vídeo ou uma música, um poema ou um disparate!

Podem enviar para:Viseuesquerda@gmail.com


Video Esquerda

Loading...

Text Widget

Text Widget

Com tecnologia do Blogger.

Seguidores