Viseu Esquerda

Monárquicos espreitam os 100 anos da República...


Com a aproximação das comemorações dos 100 anos da República é certo que os monárquicos tentarão diabolizar regime. Já o fizeram há um século e Fernando rosas explica-o bem na introdução do livro «História da Primeira República Portuguesa»:

«O centenário do regicídio, em 2008, deu lugar ao reaparecimento e à reafirmação de uma corrente a meio caminho entre a história e a política, de forte cunho ideológico monárquico-conservador, por vezes enfaticamente promovida em alguns media, que, na realidade, constitui uma reedição quase ipsis verbis do discurso propagandístico do Estado Novo sobre a Primeira República.

A Primeira República é aí apresentada, melhor dizendo, é aí demonizada, como nos tempos áureos do Secretariado de Propaganda Nacional e dos plumitivos integralistas convertidos ao salazarismo, como uma realidade simultaneamente a-histórica e anti-histórica."



Para quem faz a apologia do sangue azul fica aqui a muitas vezes esquecida Declaração Universal dos direitos do Homem, na qual destaco o 1º Artigo:
"Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos."

Fica aqui uma homenagem a Manuel Buíça e Alfredo Costa pela coragem e sacrifício em prol da democracia, liberdade, igualdade, fraternidade e laicidade!
0 comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentários em linguagem beirã*! Para isso visite www.fernandoruas2009.pt! (*insultuosa, mentecapta)

Blogues

Marcadores

O Melhor da Informação em pt

Stay Rude, Stay Rebel

Stay Rude, Stay Rebel
Stay rude against facist regimes, Stay rebel against politicians dreams, Stay rude and fight back injustice, Stay rebel against racial prejudice, Stay rude and stay cool, Stay rebel be nobodys fool, Stay rude against any command, Stay rebel take your life in your hand, Sharpskins remember their roots, Think with their brains not with their boots...

Author

E porque a democracia não se esgota na política e a cidadania no voto, este espaço está aberto a tod@s @s que queiram contribuir! Seja um texto ou uma imagem, um vídeo ou uma música, um poema ou um disparate!

Podem enviar para:Viseuesquerda@gmail.com


Text Widget

Text Widget

Com tecnologia do Blogger.

Seguidores