Viseu Esquerda

Museu do Quartzo, Equívocos Jornalísticos e Cidadãos-Reporters!


Apesar de ainda não ser desta, o tema da inauguração do Museu do Quartzo voltou à agenda na forma habitual: Fernando Ruas anunciou pela centésima vez que "Falta mesmo só decidir a data da inauguração". Sobre o Funicular disse o mesmo, apesar da óbvia impossibilidade devido às sucessivas intervenções para melhorar a segurança.

Ao bom estilo da imprensa local, o frete lá foi publicado no Diário de Viseu de dia 11 de Janeiro, com uma bonita foto a condizer. É claro que ninguém foi ao local confirmar se realmente a obra estava pronta a inaugurar mal o presidente estalasse os dedos ou arranjasse uma data no apertado calendário. É claro que ninguém se deu ao trabalho de ir ao Monte de Santa Luzia tirar uma foto recente e lá se publicou uma imagem que de actual só tem a data de publicação. Pelo menos não ilustraram a notícia com a maqueta. Menos mau. Ainda não se bateu no fundo. Anda-se apenas pelo lodo...

Mas também está cada vez mais claro que hoje o monopólio da informação já não pertence aos media tradicionais. O voluntarismo dos cidadãos repórters tem-se afirmado cada vez mais por oposição ao carneirismo, ao seguidismo ou à simples falta de meios do mainstream e o maior exemplo disso aqui em Viseu é o
blog do AJ e a sua sempre atenta objectiva. Neste caso particular, basta dar aqui um salto para verificar que de facto nem a obra está pronta nem a foto publicada na imprensa “oficial” condiz com a realidade. Fosse isto um caso único, e até causaria admiração, mas com o cada vez mais moldado e minguado jornalismo, esta já é a regra e não a excepção.

Hajam mais AJ’s por aí e a
morte da dita na versão impressa chegará mais rápido do que o previsto. Entretanto valores como objectividade, rigor ou ética vão definhando ao sabor da lógica de mercado. Se é que já não sucumbiram por completo!
O Museu esse lá continuará à espera. De resto, um Museu único no país (quiçá no mundo) dedicado ao mineral... mais abundante da Terra! E esta hein!?
3 comentários:

Grato, pelas suas simpáticas palavras.
Ainda há poucos dias me disseram que: "Já estava referenciado", "que só via os aspectos negativos" da actividade da câmara, que "há tanta coisa boa em Viseu", "uma cidade invejada", a "melhor cidade para viver"...
Enfim,nunca fui medroso.
Veja o artigo de hoje sobre o museu p.f.

O meu bem-haja

AJ


Eu é que agradeço a possibilidade que nos oferece de ter uma informação local independente e objectiva, factual e bem documentada.

Um exemplo daquilo que poderá ser o futuro próximo do jornalismo. E que apesar de gratuito, não se vende nem se intimida.

E não se incomode com a visão provinciana de muitos que confundem a crítica a determinados aspectos da gestão camarária com a crítica à própria cidade... esse é o pior tipo de clubismo e pensassem todos assim ainda estávamos no feudalismo servindo um qualquer senhor.

continue o bom trabalho. e se já está "referenciado" ainda bem. Provavelmente ainda se empenhará mais nos sempre atentos alertas que tem vindo a fazer, sabendo que tem tão ilustre audiência. se o que você escreve e fotografa não tivesse interesse nenhum ou fosse falso, ninguém se incomodaria. como tal, para a frente é que é caminho!

a cidade agradece!

Cps


Bem-haja pelo incentivo. Assim procurarei fazer sempre e amanhã haverá mais,já tenho várias ideias...
Só lamento não abrir a possibilidade de comentar porque, confesso, não tenho paciência para ler ameaças e faltas de respeito.

AJ


Enviar um comentário

Não serão aceites comentários em linguagem beirã*! Para isso visite www.fernandoruas2009.pt! (*insultuosa, mentecapta)

Blogues

Marcadores

O Melhor da Informação em pt

Stay Rude, Stay Rebel

Stay Rude, Stay Rebel
Stay rude against facist regimes, Stay rebel against politicians dreams, Stay rude and fight back injustice, Stay rebel against racial prejudice, Stay rude and stay cool, Stay rebel be nobodys fool, Stay rude against any command, Stay rebel take your life in your hand, Sharpskins remember their roots, Think with their brains not with their boots...

Author

E porque a democracia não se esgota na política e a cidadania no voto, este espaço está aberto a tod@s @s que queiram contribuir! Seja um texto ou uma imagem, um vídeo ou uma música, um poema ou um disparate!

Podem enviar para:Viseuesquerda@gmail.com


Text Widget

Text Widget

Com tecnologia do Blogger.

Seguidores