Viseu Esquerda

Feira Semanal: A inversão total da lógica!


O presidente da Câmara Municipal de Viseu recuou na decisão de transferir a feira semanal para o futuro Parque Urbano da Radial de Santiago, recinto construído há um ano para esse efeito. Segundo o autarca, os viseenses gostaram bastante do novo espaço e como tal irá colocar outro tipo de mobiliário urbano, árvores e iluminação. Afinal Fernando Ruas sempre vai ouvindo as pretensões das pessoas, e ainda bem, porque por este andar, a feira que se realizava antigamente na Praça D. Duarte e Praça da Erva (actual Largo Pintor Gata) ainda acabava daqui a uns anos deslocada para o monte de Santa Luzia! Eleições a quanto obrigas!?

Obrigas a 2 milhões de euros, desperdiçados num espaço projectado e concebido para albergar uma feira com as características particulares deste tipo de certames e que agora será transformado num espaço de lazer. É a inversão completa da lógica que deveria reger estas construções: primeiro faz-se a obra, depois logo se vê para que é que serve.

Escutasse Fernando Ruas primeiro as populações, evitava-se desde logo que se tentasse transferir a feira para lá da circunvalação, optando antes por requalificar o actual local através da plantação de árvores, pavimentação adequada, demarcação do terreno, construção de novas casas-de-banho, colocação de mais caixotes do lixo, postos de reciclagem e um compactador. E evitava-se porventura também as já anunciadas intervenções no Mercado 21 de Agosto e no Mercado 2 de Maio que poucos anos passados sobre a inauguração, se vêm na necessidade de ser repensados por nunca se terem adequado às funções para as quais estavam destinados, o que de resto sempre foi evidente para a generalidade das pessoas e comerciantes.

A democracia participativa não pode ser entendida como um entrave ou um empecilho que esvaziaria de poder as autarquias, tem antes de ser vista como uma forma de envolver as pessoas directamente na construção dos projectos, auscultando as suas reais necessidades, dando aos cidadãos a oportunidade de ter voz naquilo que ditará o futuro da cidade.

E isso também passa pela aprovação na Assembleia Municipal de medidas como o Orçamento Participativo ou o alargamento do tempo e do número de intervenções cidadãs, propostas que têm sido chumbadas reiteradamente pela maioria social-democrata e apresentadas pelo Bloco de Esquerda ao longo dos últimos 4 anos.
1 comentários:

Como ainda não fizeram o ambicioso Parque Urbano da Aguieira e na falta de alternativa o parque tem vindo a ser muito utilizado. Porém o rio continua a ser uma vergonha. Ultimamente os espaços verdes são bem cuidados mas estiveram ao abandono. Nas margens do rio de que ninguém se aproxima continua a cresces mato alto. Agora toca de fazer "remendos" para o novo uso e confirma-se que se desperdiçou imenso dinheiro.
Mas a culpa foi dos projectistas, dos grandes especialistas que eles escolheram e contrataram e não dos políticos.


Enviar um comentário

Não serão aceites comentários em linguagem beirã*! Para isso visite www.fernandoruas2009.pt! (*insultuosa, mentecapta)

Blogues

Marcadores

Arquivo do blogue

O Melhor da Informação em pt

Stay Rude, Stay Rebel

Stay Rude, Stay Rebel
Stay rude against facist regimes, Stay rebel against politicians dreams, Stay rude and fight back injustice, Stay rebel against racial prejudice, Stay rude and stay cool, Stay rebel be nobodys fool, Stay rude against any command, Stay rebel take your life in your hand, Sharpskins remember their roots, Think with their brains not with their boots...

Author

E porque a democracia não se esgota na política e a cidadania no voto, este espaço está aberto a tod@s @s que queiram contribuir! Seja um texto ou uma imagem, um vídeo ou uma música, um poema ou um disparate!

Podem enviar para:Viseuesquerda@gmail.com


Text Widget

Text Widget

Com tecnologia do Blogger.

Seguidores