Viseu Esquerda

Carta (Post!) Abert@ a Pedro Peixoto (CDS-Viseu)

Caro Pedro Maria, rebaterei em alguns pontos as tuas críticas, com direito a 1ª página e tudo, mas antes de mais fica aqui o link para o texto em questão (Quando os Títulos Valem Mais do que Pessoas) para que tod@s saibam do que estamos a falar:

1- nem foi aqui que se levantou a questão dos títulos académicos em primeiro lugar, por isso não entres numa de vitimização ou mania de perseguição porque isso é apanágio do Eng. Sócrates, e neste ponto, nem eu, nem tu certamente, queremos roubar-lhe essa quota de mercado... Isso foi um assunto abordado, com bastante humor aliás, no "made in viseu" e na caixa de comentários do "Viseu Senhora da Beira". Se não reconheço tendências políticas no made in viseu, já no Srª da Beira há um apoio mais ou menos declarado à candidatura do Francisco, ou Dr.Francisco como queiras chamar, e o Viseu Esquerda não podia deixar escapar este caso único da política local e quem sabe nacional: conheces alguma lista em que os candidatos tenham o título antes do nome? Eu não, conheço é listas em que depois do nome se refere a profissão do candidato.
2- E é aí que o teu argumento constitui uma falácia, porque se afirmas que “ a experiência profissional será previsivelmente uma maior garantia de competência técnica” não é colando ao nome um Dr. ou um Eng. que o farás, porque um Dr. pode ser um médico ou um advogado, um professor ou um doutorado, e para um caloiro um Dr. até é uma pessoa que veste aquelas capas negras do batman e se lhe dirige com a verborreia e disparates do costume... Mas a prova de que até concordas com esta observação é o facto de que após o nome do candidato Dr. Francisco Mendes Silva vem a profissão que exerce, e que é a de advogado, ou seja, o título só por si não vale muito, alimenta se calhar é o ego... e não é por haver uma lista com o Dr. Dias Loureiro, o Dr. Oliveira e Costa e o Dr. Vale Azevedo que esta se torna mais credível, ou é? Porque como em tudo na vida, há bons e maus médicos, há bons e maus advogados. E não quero com isto dizer que no CDS são todos maus, ou todos bons, afirmo apenas que tal referência não se justifica de todo.
3- Depois questionas: “Acham que o comum cidadão dá algum relevo a comentários como este?” Bem, tu deste relevo à questão, logo não és um cidadão comum, mas se calhar o que a política precisa talvez seja mesmo isso, mais cidadãos comuns para que se governe realmente para as pessoas. E isso chama-se democracia participativa, e isso não se consegue só com cidadãos ilustres!
4- Afirmas que criticável é “impingir-se candidaturas e isso sim verifica-se nas freguesias da cidade”. Podes traduzir? Estás a falar de quem e do quê? Ou apenas queres atirar barro à parede para ver se cola? Eu conheço o grande trabalho de persuasão feito por vós para que garantissem o máximo de candidaturas, e sei que esse tiro vos pode sair pela culatra. Mas queres insinuar o quê? Que há candidatos que o são sem o quererem? Questionas a sua livre escolha enquanto cidadãos? Ou queres antes dizer que não se enquadram nos valores por nós propagados? É que dentro de certas normas valorativas existe uma pluralidade de opiniões, ou no CDS há correntes únicas de pensamento? Eu creio sinceramente que não.
5- Não critico ideias do CDS local apenas porque a tal não estou obrigado. Não são poder, não têm qualquer responsabilidade na governação da autarquia, pelo que não me peças para andar a ler o programa de um partido conservador que se afirma jovem, com todas as contradições daí inerentes, porque um jovem anseia por mudança, por progresso e não pela conservação de uma moral que desde há muito não se enquadra na sociedade portuguesa. Talvez não se note tanto a nível local, mas é essa a imagem que transmitem a nível nacional.
6- Agora a questão da censura era desnecessária e até chega a ser insultuosa porque aqui até os comentários mais obscenos são publicados se não constituírem qualquer crime de difamação ou outro. Obviamente. Censura fez o governo de Santana e Portas ao “despedirem” Marcelo de Rebelo de Sousa da TVI, apesar da gritaria que agora se ouve por aí em relação a Moura Guedes...
7- Em jeito de despedida, fico contente que tenhas passado por aqui e espero que o faças mais vezes. Não sou de todo Anti-CDS e tenho muitos amigos e colegas aí militantes apesar das diferenças ideológicas que nos separam. Um deles até esteve no meu casamento recentemente e teve certamente conversas interessantes com os esquerdistas. E sim, os bloquistas também se casam, neste caso civilmente e com uma mulher vê lá! Talvez assim possas aferir melhor quem eu sou, até porque já foste da minha turma no liceu! (só se houver mais Pedros Peixotos pelo CDS Viseu).
8- De resto, e apesar das nossas diferenças, um grande abraço e um desejo sincero de um bom resultado eleitoral, desde que isso passe pela redução da percentagem de votos em Fernando Ruas claro! E deixa o azedume de lado porque o humor é sempre melhor arma! E como podes verificar esse post até tinha uma tag "humor" e no site do Francisco Mendes já não há nem Dr. nem Eng.! E esta, hein?


*e fica aqui o teu comentário para quem não o leu no post original:

Reparei que a única crítica que o Bloco tem relativamente ao CDS é aos supostos títulos académicos. Que mediocridade, em política criticam-se ideias, projectos e não banalidades como esta! Já pararam para pensar que se calhar a experiencia profissional será previsivelmente uma maior garantia de competência técnica? É que estes comentários bloquistas mais parecem um atestado de incompetência às pessoas que os lêem! Acham por acaso que o comum cidadão dá algum relevo a comentários como este?

Criticável é sim impingir-se candidaturas e isso sim verifica-se nas freguesias da cidade.
Já agora, contrariamente aquilo que o bloco defende espero bem que este comentário não seja censurado, porque aí sim estaremos perante bloquistas não convictos.
Pedro Peixoto
8 comentários:

Daniel:
Diz o meu amigo que "já no Srª da Beira há um apoio mais ou menos declarado à candidatura do Francisco"... Pergunto-lhe: tem a certeza? Se sim, agradeço envio de morada para onde possa nesse caso mandar a conta da propaganda!
Um abraço


bazookas,
não disse que andavas a fazer propaganda pelo CDS,longe disso, até porque ao contrário de mim tens mantido a neutralidade dentro do possível porque a objectividade em si é quase um mito
mas se tivesse que adivinhar a tua tendência de voto nestas autárquicas certamente diria que apoiavas o Francisco, mas pelos vistos enganei-me, e ainda bem, e por isso fica aqui o mea culpa, ou mesmo um pedido de desculpas se tal for mesmo falso


Não posso deixar passar em klaro a forma subida e elegante kom k "esta" Eskerda tratou d responder ao Pedro Peixoto (às tts é filho do 'históriko' Francisco Peixoto, da Fundação Mariana Seixas...), utilizando admiravelmente a ironia k de tão fina e edukada provoka sorrisos - km o meu neste momento e dps de ler ambas as pikardias (e ainda os 'coments' das visitinhas).

Kumprimento, portanto, o Daniel Nicola, que não konheço mas, digo já, muito gostaria de vir a konhecer um dia...


O Pedro Peixoto, se fosse mesmo filho do (DR) Francisco, e se lhe tivesse herdado a desenvoltura social e o apuro de olho, teria fikado kaladinho, retirava os dê erres e os é ene guês lá da lista e agradecia a todos os k para essa imbecilidade chamaram a atenção do CDS.

No fundo, e para não irmos mais longe, a prova provada de k nem o (DR) Mendes da Silva (filho de outro ilustre Advogado viseense)gostou da koisa - pk ele é novo, sem dúvida, mas parece-me nada parvo! - é k os títulos foram retirados da cirkulação.

...mas, em parênteses, tenho de dizer ao Pedro Peixoto k kuando komeça por afirmar k "em polítika kritikam-se ideias" e 'et caetara', devia rekordar-se k a ideia de rechear uma lista de títulos akadémikos não pode ser ingénua (foi tão-só uma grande estupidez de kem é novo na polítika)e k portanto essa ideia já é em si uma ideia - já é um projecto e uma forma de 'estar' na polítika e nem uma koisa nem outra pode ser inókua.

Akrescento outro pekeno reparo:

Não lhe fika bem, Pedro Peixoto, desrespeitar o Daniel da forma km o faz no final, dizendo k "kontrariamente akilo k o Bloko defende, espero bem k este komentário não seja censurado". Será k li bem? Será k o Pedro pretendeu dizer k o Bloko tem ideia censórias ou foi apenas um 'lapso' de eskrita?!...

PS:
Km prometi a mim mesmo, não me meti na parte da polítika (LOL)- ela mesma.

Gosto muito do Dr. Mendes da Silva, kandidato do CDS à CMV (embora não o konheça pessoalmente) e gst igualmente de alguns nomes k tem ao seu lado. Mas isto não signifika k td korra bem e k se amordacem as krítikas k possam surgir ao longo da kampanha pk a krítika deve ser livre e deve até ser um pouko loka e inkonsekuente... A grandeza dos espíritos grandes está em a saber aceitar e revertê-la em favor próprio - mas isto sou eu a falar, klaro!

PS (2)
Por kausa de situações km esta e por kausa de não terem sido levadas em konta algumas krítikas válidas e oportunas, perdeu o CDS a Câmara de Viseu no tempo do Engº Engácia Carrilho - não por ele, klaro, k era uma fígura ímpar e de grande valia, mas pela meia dúzia de imbecis que então o rodeavam e k entendiam k estava tudo ganho e k Fernando Ruas era um deskonhecido e não era adversário à altura.

Não digo mais.

Kumprimentos a todos, especialmente ao 'dono' da casa.

herculano da costa
Viseu


Caro Herculano, eu não diria melhor!
Apesar de me parecer óbvio o despropósito, quer da lista dos Dr. e Eng. quer da inusitada reacção ao meu texto por parte do Peixoto, é sempre bom ler as palavras de alguém que não estando envolvido nestas lutas mais ou menos partidárias afirma o mesmo que eu e porventura o que a generalidade das pessoas diria relativamente a esta matéria.
Volte aqui mais vezes e como me parece que tem o dom da escrita "afiada", convido-o a partilhar sempre que quiser as "farpas" que por aí tiver perdidas.
Com os Melhores Cumprimentos


Muito bem. Gosto disto. Quando for grande tambem quero falar assim!
Parabens Daniel!!


daniel
gostei mt de t kumprimentar hj no vermelho e verde!
tuh ehx grande gajo pah!...
mantém-te!

PS:
i num vás nas kantigas dos gajos k pensam k sabem mt i k falam das kontas i da propaganda pk há gajos k ateh dão okuh e 5 tostões pa armarem ao pingarelho pk pensam k a fama eh k konta i as luzes da ribalta nk + se apagam - ingénuos, pk tudo se paga (perdão: td se apaga!) nesta vida.. LOL

abraço
herc

(o gajo k hj konheceste pexoalmente i ao vivo)


Portugal é o único país do mundo em que um advogado ou um economista é chamado de Doutor. Doutores são os médicos ou com doutoramentos. Esta discussão é ridícula. Os putos deviam era andar a jogar à bola.


Enviar um comentário

Não serão aceites comentários em linguagem beirã*! Para isso visite www.fernandoruas2009.pt! (*insultuosa, mentecapta)

Blogues

Marcadores

Arquivo do blogue

O Melhor da Informação em pt

Stay Rude, Stay Rebel

Stay Rude, Stay Rebel
Stay rude against facist regimes, Stay rebel against politicians dreams, Stay rude and fight back injustice, Stay rebel against racial prejudice, Stay rude and stay cool, Stay rebel be nobodys fool, Stay rude against any command, Stay rebel take your life in your hand, Sharpskins remember their roots, Think with their brains not with their boots...

Author

E porque a democracia não se esgota na política e a cidadania no voto, este espaço está aberto a tod@s @s que queiram contribuir! Seja um texto ou uma imagem, um vídeo ou uma música, um poema ou um disparate!

Podem enviar para:Viseuesquerda@gmail.com


Text Widget

Text Widget

Com tecnologia do Blogger.

Seguidores