Viseu Esquerda

Nos EUA celebra-se com pompa a... Revolução Comunista Chinesa? Mao, mao...

Etiquetas: , , ,

Empire State Bilding Celebra Revolução Comunista Chinesa? Mao, Mao.. Andará o mundo todo ao contrário? Então agora na terra prometida, na terra da liberdade, no melting pot, celebra-se o triunfo da ditadura do proletariado? Então o capitalismo comemora o triunfo do comunismo? Ou será porque a China é o ideal de capitalismo na terra? Temos diferenças abissais entre ricos e pobres, salários miseráveis, horários escravos, nenhuma democracia ou liberdade de expressão, repressão policial, no google palavras incómodas como Tibete nem constam do melhor e maior motor de busca do mundo... no fundo, o ideal de capitalismo que muitos sonham ter em Portugal! Não é Dr. Paulo Portas?
1 comentários:

De facto, é estranha essa ideia de comemorar a Revolução Comunista porque a única coisa que trouxe à China (e ao mundo) foi violência, mortes, ditadura e pobreza.

Mas os EUA, apesar de terem defeitos como todos, são um país de liberdade, daí que seja possível alguém ter uma ideia destas.

Relativamente à China, penso que entre a versão comunista antiga, ou a versão comunista actual, em que a economia já segue as regras de mercado, é preferível a segunda. O capitalismo já vai libertando as pessoas da miséria, o país vai crescendo, e já vai havendo trabalho e comida para cada vez mais gente. É verdade que vão existir diferenças entre pobres e ricos, mas isso é sinal que é possível sair da pobreza, mas mesmo os pobres vão sendo cada vez menos pobres. É o que se passa nos países capitalistas. Existem sempre pobres muito pobres, mas até esses têm mais hipóteses de apoio e assistência num país capitalista do que noutros países não capitalistas.

Em todos os comunismos existiram sempre duas classes: as do partido e o povo miserável. Os do partido têm benesses e direitos, os outros têm senhas de racionamento de alimentos. O Comunismo chinês actual é apenas político, ou seja, não há liberdade de imprensa, não há eleições livres, não há liberdade de opinião, mas já não existe comunismo económico. E é por aqui que a democracia e a liberdade chegarão à China. À medida que fôr nascendo uma classe média, cada vez com mais poder económico, com as suas necessidades básicas satisfeitas, esta vai exigindo a satisfação de outras necessidades, como as que têm os norte-americanos: democracia, jornais livres, liberdade de opinião, e um dia o regime cairá. Pelo menos é o que eu espero...


Enviar um comentário

Não serão aceites comentários em linguagem beirã*! Para isso visite www.fernandoruas2009.pt! (*insultuosa, mentecapta)

Blogues

Marcadores

Arquivo do blogue

O Melhor da Informação em pt

Stay Rude, Stay Rebel

Stay Rude, Stay Rebel
Stay rude against facist regimes, Stay rebel against politicians dreams, Stay rude and fight back injustice, Stay rebel against racial prejudice, Stay rude and stay cool, Stay rebel be nobodys fool, Stay rude against any command, Stay rebel take your life in your hand, Sharpskins remember their roots, Think with their brains not with their boots...

Author

E porque a democracia não se esgota na política e a cidadania no voto, este espaço está aberto a tod@s @s que queiram contribuir! Seja um texto ou uma imagem, um vídeo ou uma música, um poema ou um disparate!

Podem enviar para:Viseuesquerda@gmail.com


Text Widget

Text Widget

Com tecnologia do Blogger.

Seguidores