Viseu Esquerda

Resultados Eleitorais: Dados e Especulações!



Dados Nacionais:

1- O Partido mais votado é paradoxalmente o maior derrotado. Menos votos, menos deputados, menos distritos ganhos.

2- A Esquerda Parlamentar obteve cerca de 3 milhões e 71 mil votos contra os 2 milhões e 240 mil votos da direita.

3- Toda a oposição cresce com destaque para o BE que duplica o número de deputados e para o CDS que cresce de 12 para 21 mandatos. Os 6 deputados ganhos pelo PSD não escondem o fracasso do maior partido da oposição que deixou o flanco aberto a Paulo Portas e que não capitalizou o desgaste do absolutismo Socrático.

4- Teremos na Assembleia da República uma aritmética única: Maiorias de 2 partidos só com a direita num hemiciclo maioritariamente de esquerda (veremos agora na política do pisca-pisca para onde fará olhinhos o PS).

5- Bloco de Esquerda, passados 10 anos da fundação, torna-se um partido nacional ao eleger deputados também em Faro, Santarém, Leiria, Coimbra, Aveiro e Braga. CDS obtém melhor resultado dos últimos 25 anos e estreia a eleição de deputados em alguns distritos, com especial destaque para a Madeira.

6- PCTP-MRPP conseguiu mais de 50.000 votos e terá direito a subvenção estatal. Já as expectativas do MEP saíram goradas não ultrapassando o partido os 25.000 votos.

Dados Regionais - Viseu:


1- No distrito, PS e PSD perdem cerca de 18 mil votos. Destes, 10.000 foram parar ao CDS que cresceu à volta de 50%; 7.000 ao BE que duplicou o resultado de 2005; e 1.500 ao PCP/PEV. Esta alteração traduziu-se em nada porque se manteve a distribuição dos deputados eleitos.



2- Na cidade de Viseu, O Bloco de Esquerda duplica a votação passando para quase 5.000 votos. CDS cresce pouco mais de 50%. PSD mantém-se nos 20.000 votos e PS perde 3.500 passando para uma votação de 16.000. Último lugar ficou reservado aos neo-fascistas do PNR com 72 votos.

3- À excepção de um ou outro, mais uma vez o distrito será representado por deputados cuja qualidade do trabalho desenvolvido é no mínimo duvidosa, nomeadamente Arnaut e junqueiro.




Especulações:


1- Uma certeza: Vamos ter uma legislatura bem mais interessante!

2- A aprovação de qualquer diploma exigirá:

* ou um voto favorável do CDS ou PSD

* ou um voto favorável do PCP ou do BE desde que um deles se abstenha pelo menos ( veremos quem quererá votar contra ao lado da direita!)

* ou a abstenção do PSD

3- A diferença no número de deputados não traduz as diferenças em número de votos: os mais 45.000 votos que o CDS obteve face ao Bloco garantem mais 5 deputados a Paulo Portas enquanto que os mais de 110.000 votos que distanciam o BE do PCP se reflectem em apenas mais 1 deputado para Louçã! Ainda querem que a matemática faça escola neste país...

4- Os tiros no pé do PSD e a óbvia incapacidade de Manuela Ferreira Leite para captar o eleitorado descontente a que se juntou uma das maiores campanhas de manipulação dos media em relação a um pequeno partido (BE)e a inteligência e capacidade mediática de Paulo Portas que alicerçou toda a sua campanha no medo (dos criminosos, dos imigrantes, das nacionalizações...) deram ao CDS uma recuperação histórica que lhes valeu 10,5% dos votos.

5- O Bloco, apesar do excelente resultado, ficou com uma pedra no sapato ao deixar ver o CDS segurar o 3º lugar. Motivos: Má gestão de expectativas; ataque de todas as forças políticas ao BE que criou um sentimento de perigosidade numa votação expressiva; campanha de demonização do BE pelo filtro sujo dos media resultou numa quebra da dinâmica na última semana:

* a escolha dos analistas que comentaram os debates de Louçã foi premeditada: por ex., com Ferreira Leite a Sic Notícias encomendou 4 pessoas da direita que obviamente deram a vitória a MFL, não pela prestação mas pelo conteúdo programático! num debate em que ela concordou já nem sei quantas vezes com Louçã!

* os ataques que roçaram o insulto por parte do director do Sol e que revelaram um óbvio ódio visceral ao BE

* A campanha do Expresso. Numa semana com o caso da compra de votos no PSD, das guerras com Espanha por causa do TGV, e com o escândalo do caso das escutas (notícia oferecida ao Expresso em primeira mão mas que este recusou publicar indo depois parar ao DN - jornal oficial do PS) a rebentarem, o Expresso de uma semana noticiosa faz manchete com uma falsa capa sobre os PPR e a contradição do BE que nunca o foi, enfim, e lança depois na edição on line várias notícias manipuladoras e que serão um case-study como a de que as nacionalizações do BE custariam 51 mil milhões de euros (englobando aqui até o banco BIG imagine-se!) ou a distorção completa da análise comparativa que levou a que noticiassem que o BE gastou mais 300.000€ do que o orçamentado quando na verdade forem menos 200.000€! E estes disparates foram aqueles que eu apanhei porque decerto haverão bastantes mais.

* As sucessivas manchetes que no mesmo dia diziam haver um acordo secreto entre BE e PS quando o BE repetir vezes sem conta que tal nunca iria acontecer. As manipulações do PS que sem contraditório que chegaram ao ridículo quando o líder da JS viu no programa eleitoral do BE um regresso à tropa obrigatória quando o bloco quer é acabar com o exército nos moldes em que está.

* Enquanto se esmiuçou o programa do Bloco até à vírgula, o CDS foi deixado à solta e Paulo Portas nunca foi questinado o porquê do facto de quando ele ter sido membro do governo a situação da PSP ser rigorosamente igual, as taxas de criminalidade também, o RSI apresentar fraudes e ser pago em dinheiro e não em espécimes como propõe, enviar frotas de guerra contra o barco da IVG e deixar a costa açoreana livre para os mercenários estrangeiros das pescas, nem das fotocópias, nem dos sobreiros, nem dos candidatos do CDS que por aí andavam a roubar palha e a inflacionar as estatísticas do crime.

* Sócrates e Paulo Portas não foram levados ao colo, foram levados num ANDOR!

* A primeira vítima desta campanha foi o JORNALISMO que se travestiu de independente mas nunca conseguiu esconder as agendas ocultas que por ali pululam.

6- Cavaco Silva comprometeu a campanha falando do que não devia (visita do papa) e calando-se perante uma história digna do 007 e que ainda está muito mal contada e não é sequer digna de uma democracia, correndo o risco de se escutar em 2010 um Alegre, Alegre, que oportunisticamente deu a mão a Sócrates em fim de campanha (valeu de pouco)

7- Durará a legislatura 4 anos? alguém terá a coragem suicida de lançar ou apoiar uma moção de censura? quem deixará o Orçamento de Estado passar? Estas e outras questões marcarão certamente o calvário de Sócrates.

8- Sócrates é um homem de muitas máscaras, mas terá ele no baú uma máscara que sirva para engolir estes resultados depois de 4 anos e meio de absolutismo e personificação do rei sol?

1 comentários:

Vamos ver qual sera a força do BE nas autarquicas, algo que me parece esquecido pelos dirigentes locais e nacionais.
O PS demonstrou a união apos uma derrota nas europeias. No PSD ja pedem a cebça da lider (menezes). O resto pouco importa, apesar de o PP fazer um optimo resultado.
Por fim no concelho, não esquecer que o PS venceu em varias freguesia onde nunca tinha vencido, pode ser um dado muito importante, penso eu do que!

JPolonio


Enviar um comentário

Não serão aceites comentários em linguagem beirã*! Para isso visite www.fernandoruas2009.pt! (*insultuosa, mentecapta)

Blogues

Marcadores

Arquivo do blogue

O Melhor da Informação em pt

Stay Rude, Stay Rebel

Stay Rude, Stay Rebel
Stay rude against facist regimes, Stay rebel against politicians dreams, Stay rude and fight back injustice, Stay rebel against racial prejudice, Stay rude and stay cool, Stay rebel be nobodys fool, Stay rude against any command, Stay rebel take your life in your hand, Sharpskins remember their roots, Think with their brains not with their boots...

Author

E porque a democracia não se esgota na política e a cidadania no voto, este espaço está aberto a tod@s @s que queiram contribuir! Seja um texto ou uma imagem, um vídeo ou uma música, um poema ou um disparate!

Podem enviar para:Viseuesquerda@gmail.com


Text Widget

Text Widget

Com tecnologia do Blogger.

Seguidores