Resultados Eleitorais: Dados e Especulações!
Dados Nacionais:
1- O Partido mais votado é paradoxalmente o maior derrotado. Menos votos, menos deputados, menos distritos ganhos.
2- A Esquerda Parlamentar obteve cerca de 3 milhões e 71 mil votos contra os 2 milhões e 240 mil votos da direita.
3- Toda a oposição cresce com destaque para o BE que duplica o número de deputados e para o CDS que cresce de 12 para 21 mandatos. Os 6 deputados ganhos pelo PSD não escondem o fracasso do maior partido da oposição que deixou o flanco aberto a Paulo Portas e que não capitalizou o desgaste do absolutismo Socrático.
4- Teremos na Assembleia da República uma aritmética única: Maiorias de 2 partidos só com a direita num hemiciclo maioritariamente de esquerda (veremos agora na política do pisca-pisca para onde fará olhinhos o PS).
5- Bloco de Esquerda, passados 10 anos da fundação, torna-se um partido nacional ao eleger deputados também em Faro, Santarém, Leiria, Coimbra, Aveiro e Braga. CDS obtém melhor resultado dos últimos 25 anos e estreia a eleição de deputados em alguns distritos, com especial destaque para a Madeira.
6- PCTP-MRPP conseguiu mais de 50.000 votos e terá direito a subvenção estatal. Já as expectativas do MEP saíram goradas não ultrapassando o partido os 25.000 votos.
Dados Regionais - Viseu:
1- No distrito, PS e PSD perdem cerca de 18 mil votos. Destes, 10.000 foram parar ao CDS que cresceu à volta de 50%; 7.000 ao BE que duplicou o resultado de 2005; e 1.500 ao PCP/PEV. Esta alteração traduziu-se em nada porque se manteve a distribuição dos deputados eleitos.
2- Na cidade de Viseu, O Bloco de Esquerda duplica a votação passando para quase 5.000 votos. CDS cresce pouco mais de 50%. PSD mantém-se nos 20.000 votos e PS perde 3.500 passando para uma votação de 16.000. Último lugar ficou reservado aos neo-fascistas do PNR com 72 votos.
3- À excepção de um ou outro, mais uma vez o distrito será representado por deputados cuja qualidade do trabalho desenvolvido é no mínimo duvidosa, nomeadamente Arnaut e junqueiro.
Especulações:
1- Uma certeza: Vamos ter uma legislatura bem mais interessante!
2- A aprovação de qualquer diploma exigirá:
* ou um voto favorável do CDS ou PSD
* ou um voto favorável do PCP ou do BE desde que um deles se abstenha pelo menos ( veremos quem quererá votar contra ao lado da direita!)
* ou a abstenção do PSD
3- A diferença no número de deputados não traduz as diferenças em número de votos: os mais 45.000 votos que o CDS obteve face ao Bloco garantem mais 5 deputados a Paulo Portas enquanto que os mais de 110.000 votos que distanciam o BE do PCP se reflectem em apenas mais 1 deputado para Louçã! Ainda querem que a matemática faça escola neste país...
4- Os tiros no pé do PSD e a óbvia incapacidade de Manuela Ferreira Leite para captar o eleitorado descontente a que se juntou uma das maiores campanhas de manipulação dos media em relação a um pequeno partido (BE)e a inteligência e capacidade mediática de Paulo Portas que alicerçou toda a sua campanha no medo (dos criminosos, dos imigrantes, das nacionalizações...) deram ao CDS uma recuperação histórica que lhes valeu 10,5% dos votos.
5- O Bloco, apesar do excelente resultado, ficou com uma pedra no sapato ao deixar ver o CDS segurar o 3º lugar. Motivos: Má gestão de expectativas; ataque de todas as forças políticas ao BE que criou um sentimento de perigosidade numa votação expressiva; campanha de demonização do BE pelo filtro sujo dos media resultou numa quebra da dinâmica na última semana:
* a escolha dos analistas que comentaram os debates de Louçã foi premeditada: por ex., com Ferreira Leite a Sic Notícias encomendou 4 pessoas da direita que obviamente deram a vitória a MFL, não pela prestação mas pelo conteúdo programático! num debate em que ela concordou já nem sei quantas vezes com Louçã!
* os ataques que roçaram o insulto por parte do director do Sol e que revelaram um óbvio ódio visceral ao BE
* A campanha do Expresso. Numa semana com o caso da compra de votos no PSD, das guerras com Espanha por causa do TGV, e com o escândalo do caso das escutas (notícia oferecida ao Expresso em primeira mão mas que este recusou publicar indo depois parar ao DN - jornal oficial do PS) a rebentarem, o Expresso de uma semana noticiosa faz manchete com uma falsa capa sobre os PPR e a contradição do BE que nunca o foi, enfim, e lança depois na edição on line várias notícias manipuladoras e que serão um case-study como a de que as nacionalizações do BE custariam 51 mil milhões de euros (englobando aqui até o banco BIG imagine-se!) ou a distorção completa da análise comparativa que levou a que noticiassem que o BE gastou mais 300.000€ do que o orçamentado quando na verdade forem menos 200.000€! E estes disparates foram aqueles que eu apanhei porque decerto haverão bastantes mais.
* As sucessivas manchetes que no mesmo dia diziam haver um acordo secreto entre BE e PS quando o BE repetir vezes sem conta que tal nunca iria acontecer. As manipulações do PS que sem contraditório que chegaram ao ridículo quando o líder da JS viu no programa eleitoral do BE um regresso à tropa obrigatória quando o bloco quer é acabar com o exército nos moldes em que está.
* Enquanto se esmiuçou o programa do Bloco até à vírgula, o CDS foi deixado à solta e Paulo Portas nunca foi questinado o porquê do facto de quando ele ter sido membro do governo a situação da PSP ser rigorosamente igual, as taxas de criminalidade também, o RSI apresentar fraudes e ser pago em dinheiro e não em espécimes como propõe, enviar frotas de guerra contra o barco da IVG e deixar a costa açoreana livre para os mercenários estrangeiros das pescas, nem das fotocópias, nem dos sobreiros, nem dos candidatos do CDS que por aí andavam a roubar palha e a inflacionar as estatísticas do crime.
* Sócrates e Paulo Portas não foram levados ao colo, foram levados num ANDOR!
* A primeira vítima desta campanha foi o JORNALISMO que se travestiu de independente mas nunca conseguiu esconder as agendas ocultas que por ali pululam.
6- Cavaco Silva comprometeu a campanha falando do que não devia (visita do papa) e calando-se perante uma história digna do 007 e que ainda está muito mal contada e não é sequer digna de uma democracia, correndo o risco de se escutar em 2010 um Alegre, Alegre, que oportunisticamente deu a mão a Sócrates em fim de campanha (valeu de pouco)
7- Durará a legislatura 4 anos? alguém terá a coragem suicida de lançar ou apoiar uma moção de censura? quem deixará o Orçamento de Estado passar? Estas e outras questões marcarão certamente o calvário de Sócrates.
8- Sócrates é um homem de muitas máscaras, mas terá ele no baú uma máscara que sirva para engolir estes resultados depois de 4 anos e meio de absolutismo e personificação do rei sol?
Blogues
Marcadores
- ACERT (1)
- Activismo (1)
- Afonso Henriques (2)
- Ajuste Directo (3)
- Alberto João Jardim (3)
- Animais (2)
- ANMP (2)
- Anti-Capitaista (2)
- António Minhoto (6)
- AR (16)
- Arte (7)
- Assembleia Municipal (3)
- Ateísmo (4)
- Autárquicas2009 (57)
- Autoridade do trabalho (3)
- Bairro Municipal (8)
- BCP (2)
- Bloco de Esquerda (73)
- blogs (6)
- Capitalismo (10)
- Casamento Gay (4)
- Cavaco Silva (9)
- CDS (19)
- CDU (1)
- Cinema (12)
- CMV (32)
- Consumismo (2)
- Corrupção (5)
- Cultura (29)
- Declaração dos Direitos Universais do Homem (4)
- Desemprego (2)
- Desporto (6)
- Diário de Viseu (7)
- direita (4)
- Durão Barroso (2)
- Ecologia (5)
- Economia (7)
- Ensino (3)
- Estudantes (6)
- EUA (5)
- Expovis (3)
- Fachada (9)
- Feira de São Mateus (7)
- Feira Semanal (3)
- Fernando Ruas (65)
- Fontelo (3)
- Francisco Louçã (15)
- Funicular (6)
- Humor (27)
- Igreja (16)
- Imprensa Local (7)
- IPV (6)
- Isaltino (2)
- Jornal do Centro (6)
- José Afonso (3)
- José Junqueiro (3)
- José Sócrates (14)
- Justiça (6)
- Kumpania Algazarra (6)
- Legislativas (33)
- Liberdade Expressão (5)
- Madeira (2)
- Manuel Alegre (3)
- Manuela Ferreira Leite (13)
- Maria da Graça Pinto (3)
- Media (24)
- Miguel Ginestal (3)
- Monarquia (2)
- Mundo (3)
- Museu do Quartzo (2)
- Musica (16)
- Música (18)
- Notícias Viseu (1)
- Parque Aquilino Ribeiro (3)
- Parque Radical (2)
- Paulo Portas (13)
- PCP (7)
- PEV (1)
- PND (1)
- Pobreza (7)
- Política (131)
- Precários Inflevíveis (4)
- Proposta (5)
- PS (36)
- PSD (68)
- PSR (1)
- Publicidade (1)
- Punk (9)
- Religião (25)
- República (11)
- Rio Pavia (5)
- São Pedro do Sul (5)
- Saramago (3)
- Sociedade (35)
- Solidariedade (6)
- TGV (2)
- Tondela (2)
- UE (5)
- Video (25)
- Viseu (122)
- Viseu Esquerda (4)
28 de setembro de 2009 às 15:38
Vamos ver qual sera a força do BE nas autarquicas, algo que me parece esquecido pelos dirigentes locais e nacionais.
O PS demonstrou a união apos uma derrota nas europeias. No PSD ja pedem a cebça da lider (menezes). O resto pouco importa, apesar de o PP fazer um optimo resultado.
Por fim no concelho, não esquecer que o PS venceu em varias freguesia onde nunca tinha vencido, pode ser um dado muito importante, penso eu do que!
JPolonio
Enviar um comentário
Não serão aceites comentários em linguagem beirã*! Para isso visite www.fernandoruas2009.pt! (*insultuosa, mentecapta)