Viseu Esquerda

A pergunta que ninguém fez a Manuela Ferreira Leite:

Qual seria a reacção do PSD se nós construíssemos o TGV até Elvas e depois o governo espanhol lembrar-se que afinal já não lhe apetecia construir a linha até Badajoz, porque como Portugal não é uma província espanhola, não se viam na obrigação de gastar milhões de euros até à fronteira?

Porque essa história de Portugal vs Espanha já não pega. Nos livros de História do Antigo Regime essa era a propaganda predilecta, apesar da amizade podre entre Salazar e Franco, eu próprio ainda apanhei com muita dessa retórica anti-espanhola, mas agora numa Europa sem fronteiras e uma moeda única isso não faz sentido nenhum, e o apelo velado ao nacionalismo é mais provinciano do que patriótico.

Mas já não pega. Entretanto as pessoas viajam mais e conhecem mais. E sabem perfeitamente que as diferenças entre espanhóis e portugueses são poucas e às vezes nenhumas, e as que existem foram alimentadas por séculos de rivalidades políticas e não entre os povos.

Aliás, a última vez que um território português foi confundido com uma província espanhola foi na maldita cimeira dos Açores, em que Durão Barroso não apareceu na fotografia e Aznar se pôs a jeito. E o mundo lá ficou a pensar que o encontro decorreu numa qualquer ilha das canárias...

Mas as diferenças de programas entre PS e PSD são tão poucas que a discussão acerca do futuro do país se resume a uma espécie de referendo: concorda ou não com a construção do TGV?

Eu por mim, só fazia Lisboa-Madrid, porque a insignificância das distâncias entre os outros destinos não justifica o investimento.
0 comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentários em linguagem beirã*! Para isso visite www.fernandoruas2009.pt! (*insultuosa, mentecapta)

Blogues

Marcadores

Arquivo do blogue

O Melhor da Informação em pt

Stay Rude, Stay Rebel

Stay Rude, Stay Rebel
Stay rude against facist regimes, Stay rebel against politicians dreams, Stay rude and fight back injustice, Stay rebel against racial prejudice, Stay rude and stay cool, Stay rebel be nobodys fool, Stay rude against any command, Stay rebel take your life in your hand, Sharpskins remember their roots, Think with their brains not with their boots...

Author

E porque a democracia não se esgota na política e a cidadania no voto, este espaço está aberto a tod@s @s que queiram contribuir! Seja um texto ou uma imagem, um vídeo ou uma música, um poema ou um disparate!

Podem enviar para:Viseuesquerda@gmail.com


Video Esquerda

Loading...

Text Widget

Text Widget

Com tecnologia do Blogger.

Seguidores